No dia 5 de dezembro é comemorado o Dia Internacional do Voluntário, e para celebrar esta data, a Solutudo traz histórias de pessoas que vêm desenvolvendo ações sociais há alguns anos na cidade de Presidente Prudente e região.

Bruno Lozzi da Costa teve seu primeiro contato com o trabalho voluntário aos 16 anos, iniciativa que resultou na criação da ONG Família Pipa, atualmente composta por 19 integrantes.

“A primeira ação foi com alguns amigos na coleta de mantimentos a uma família que passava por dificuldades. Diante das necessidades, nos sensibilizamos e começamos a exercer as atividades sociais gradualmente. A partir desta ação surgiu a ONG Família Pipa, que existe até hoje”, comenta Bruno.

E com o final do ano batendo na porta, as ações não poderiam ser diferentes. Bruno conta que os planos para os trabalhos voltados ao Natal da Família Pipa já começaram.  Além de arrecadar brinquedos novos, usados e até mesmo quebrados, com o intuito reaproveitar ao máximo o que ainda está bom e seria descartado, a ONG também promoverá um almoço para todas as famílias que acompanham atualmente. 

“Estamos indo para a 12ª edição do Projeto “Trenó da Pipa”, onde atendemos as cartinhas encaminhadas ao nosso Papai Noel, e distribuímos de caminhão pelos bairros. Também estamos indo para a 6ª edição do Almoço Natalino, onde oferecemos um encontro entre as famílias que acompanhamos, além de servir almoço, salada, suco, sobremesa, música, parquinho, Papai Noel e distribuições de Panetones”, ressalta.  

Gesto solidário

Outra história sobre solidariedade é da voluntária Daniela Lourenção, que pratica trabalho voluntário na cidade há mais de 29 anos. Jornalista por profissão e voluntária de coração, ela conta que tudo começou muito cedo.

“Quando eu iniciei os trabalhos na Santa Casa, eu conhecia algumas famílias e ia doando o que eu conseguia, porém isso foi crescendo e eu fui entendendo o sentido do voluntariado, que não é só o ato de doar e entregar na mão da pessoa. Hoje meu trabalho toma diversas frentes”, afirma.

Para Daniela, o assistencialismo acomodado nem sempre é uma boa ação, ou seja, doar sem saber para onde vai e qual será sua finalidade. O trabalho voluntário se trata de lidar com vidas e esperança, depositando responsabilidade.

“Eu sempre falo: ensine seu filho a não deixar comida no prato, a não desperdiçar, a repensar que aquela camiseta não serve mais. Você pode doa-las, e também pensar naquelas pessoas que tem uma condição inferior”, diz.

Enquanto as ações de fim de ano, Daniela também já está começando a receber doações para as famílias que ela acompanha, além de brinquedos que serão entregues às instituições.

Há também a fisioterapeuta Tânia Cristina Bofi, que criou em 2016 a Associação do Oeste Paulista de Síndrome de Down (AOPDown) junto a pais e amigos de profissão que se voluntariaram.

“Eu resgatei o compartilhamento de conhecimento e informações, e poder fazer algo que possa não só contribuir com uma família, mas também contribuir para transformar esse mundo com as nossas ideias.” relata Tânia.

Se você pretende ajudar, não fique de fora dessa!

Serviços

ONG Família Pipa
Presidente: Otavio Moliterno
Telefone: (18) 98822-8794
Voluntário: Bruno Lozzi da Costa
Telefone: (18) 98123-1990

Daniela Lourenção
Site:
www.trocoelogiopordoacao.com.br
Instagram: @Danilourencao1

AOPDown
Endereço: Rua Rui Barbosa, 1521, Pres. Prudente – SP
Telefone: (18) 99680-2285


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui