Fim de ano chegou e com ele alguns hábitos alimentares que podem prejudicar nossa saúde. Mas nem tudo está perdido! A nutricionista Danielle Muramatso, é especialista em Fitoterapia e Nutrição Clínica, contou como encerrar o ano de 2019 mais saudável, e os cuidados com a exaustão no verão.

Nutricionista Danielle Muramatso sentada em sua cadeira no consultório.
Nutricionista Danielle Muramatso. (Foto: Arquivo pessoal)

Solutudo: O que é recomendado fazer aos que exageraram tanto na bebida quanto na comida durante a ceia de natal?

Nutricionista: Para aqueles que exageraram durante as festas é legal pensar em fazer refeições mais leves, com vegetais e frutas (in natura e sucos) e reduzir o consumo de alimentos gordurosos, açucaradas, frituras e industrializados, pois, possuem muito sódio e conservantes. E não esquecer de manter-se sempre hidratado.

Solutudo: Quais as consequências que o álcool provoca no organismo?

Nutricionista: Se analisar, ele possui um valor calórico alto, só perdendo para as gorduras. Em 1g de gordura temos 9 kcal, e em 1g de álcool temos 7 kcal. Todos esses sintomas de ressaca já é um sinal do corpo, que não conseguiu metabolizar todos os excessos, que o nosso fígado e os rins não estão conseguindo trabalhar direito, de uma forma clara, ele está intoxicado com o excesso de álcool.

Solutudo: Quais os alimentos mais indicados e os mais inadequados para os dias de calor?

Nutricionista: O ideal é consumir alimentos leves e de fácil digestão, como frutas e vegetais, e que ajudem na reposição de água, vitaminas e minerais perdidos na transpiração. Devemos também tomar cuidado com intoxicações alimentares, como o consumo de alimentos contaminados e mal armazenados que podem causar vômitos, diarreia, desidratação e mal-estar.

A maioria das frutas e vegetais ajudam a fortalecer os ossos, diminuir as chances de doenças cardiovasculares e possuem ação antioxidante. (Foto: Reprodução/Revista Veja)

Solutudo: Tem gente que aposta bastante nos sucos detox, essa eficiência instantânea dele é mito ou real? Eles são adequados aos que desejam um resultado rápido para o verão?

Nutricionista: É mito! Ele não tem um efeito emagrecedor. Seria interessante o consumo pois é um alimento leve, que auxilia a digestão e hidratação, muitas vezes prejudicada pela alimentação descontrolada durante o período de festas. Devemos pensar que o perder peso vem de um processo de reeducação alimentar, na mudança dos hábitos.

Dica infalível

Se você ainda não sabe como dar início nessa caminhada saudável, que tal começar com uma receita eficaz indicada pela própria Danielle?

O gelo detox auxilia na digestão, que mantém o suprimento de água e nutrientes de um organismo, num fluxo contínuo.

Ingredientes:

500 ml de água filtrada
1/2 maço de couve manteiga
1/2 maço de hortelã
1/2 maço de salsinha
1/2 maço de erva cidreira ou 6 saches do chá da erva

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador, em seguida coar o líquido e levar para congelar. Depois é só adicionar os gelinhos em chás, sucos ou na própria água e ingerir.

O gelo detox tem como objetivo diminuir os impactos negativos de toxinas no funcionamento do corpo. (Foto: Reprodução/Revista Vitale)

Mais dúvidas sobre como cuidar bem da alimentação, não perca as dicas da doutora em suas redes sociais: Facebook | Instagram.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom esse artigo. Realmente devemos ter cuidado com o que comemos.
    Eu mesmo tinha problemas para perder peso e nada adiantava. Tentava tudo quanto era coisa e nada funcionava. Foi ai que me falaram que a solução seria adotar o método do cardápio Low Carb. E me recomendaram entrar nesse site http://bit.ly/cardapiolowwcarb .No inicio não sabia o que era, mas depois que conheci, mudou minha vida. Para minha surpresa – FUNCIONOU!!!! E pelo que vi, funcionou para muitas outras pessoas também. Aprendi como me alimentar de maneira saudável e hoje estou feliz com a balança e feliz da vida. SUPER RECOMENDO!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui