No Dia do Atleta Profissional, a Solutudo traz a história de superação de Romildo Luiz da Silva. O ex-carteiro conheceu a Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente através de uma amiga, logo após um acidente que lhe fez perder parte da sua visão.

“Assim que tive acesso à instituição, pude aprender braile, artesanato e tive o conhecimento do esporte. Comecei a nadar com um amigo na unidade e acabei competindo pela Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente (Semepp). Hoje, sou paratleta, faço natação e corrida de rua”, comenta.

Apesar de praticar dois esportes, o atleta afirma dar preferência ao nado, modalidade que já participou de jogos regionais e campeonato paulista de natação, sempre subindo no pódio, aumentando sua coleção que possui cerca de 40 medalhas e oito troféus no geral.

Romildo da Silva: o atleta paralímpico que é medalhista no interior paulista
1º lugar nos 50 metros do nado livre, jogos regionais em Marília. (Foto: Arquivo Pessoal)

Para realizar o nado com perfeição devido sua deficiência visual, Romildo utiliza a técnica de “tapper”, que ajuda a identificar a direção que deve seguir na piscina.

“Na categoria S11 (completamente cego), nadamos com os óculos vedado, então ao chegarmos no fundo da piscina, somos tocados nas costas com um tipo de vara de pescar com uma bolinha na ponta, assim podemos fazer o giro e retornar”, relata.

Carteiro por 11 anos, Romildo encontrou no esporte uma nova oportunidade de continuar vivendo, pois com essa prática, as portas para seus sonhos foram reabertas, já que após a perca da visão, sua rotina ficou restringida e mudou completamente.

“A dica que eu dou aos que passam pelas mesmas condições é: procure uma associação que te ajude a integrar nas possibilidades que existem de continuar sonhando e vivendo com qualidade de vida. Além do incentivo que recebemos, eles também conquistam patrocinadores para que continuemos fazendo as atividades que gostamos”.

Além de atleta, Romildo também é massoterapeuta há cinco anos. Essa técnica ajuda a melhorar a saúde e prevenir alguns desequilíbrios corporais, por meio de massagens em determinadas regiões.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui