A portaria remota, nada mais é que uma terceirização do atendimento em condomínios, onde ao invés de ter uma pessoa atuando fisicamente, ela passa a atender de forma externa. Continua exigindo a necessidade de alguém, mas remotamente em uma sala, operando os equipamentos.

Além do porteiro, o condomínio também sofre uma série de alterações necessárias para administrar todo o processo de atendimento, que envolve equipamentos de interfones e câmeras, central de gerenciamento, link de internet, nobreak (fornecedor de energia), gerador de energia, motores de portões, entre outros.

A Alcance Store, é uma das empresas que prestam serviços de portaria remota em Presidente Prudente. Há pouco mais de um ano, o sócio-fundador, Claudio Peruchi, juntou tecnologia, segurança e adequação ao custo para atender as necessidades desses condomínios.

Não é simplesmente trocar o humano pelo remoto, mas sim, uma evolução da profissão. O porteiro que hoje, atende no papel e caneta, passará a usar computadores, sistemas de monitoramento e controle de acesso. Além do principal ganho na segurança daquele que estava vulnerável, correndo risco de vida

comenta.

Existem mais dois tipos de serviços de portaria fornecidos pela Alcance e, que podem ser aplicados em condomínios com portes menores, sendo eles:

Portaria autônoma: permite que os moradores façam a gestão do próprio condomínio. Utilizam Aplicativos no smartphone para ter acesso as Imagens, voz e controles de acesso aos portões e portas. É importante que tenham acesso aos aplicativos necessários para a autorização de visitantes, que terão a comunicação registrada.

Portaria híbrida: é uma mistura entre a remota e a autônoma. Um exemplo disso é quando a pessoa local, seja instalador ou porteiro, possui o controle de acesso para a entrada de serviço, já a portaria social, é transferida para o monitoramento remoto, que permite entrada assistida.

Segundo Claudio, o diferencial da portaria remota está na gestão dos processos de atendimento e monitoramento do condomínio/empresa, com a possibilidade do tratamento de imagens, monitoramento por áreas, checagem de veículos e moradores na entrada, além de demais utilidades que fazem total diferença na segurança do condomínio. Todas essas ações são registradas, monitoradas e apresentadas em dashboards, facilitando a gestão do condomínio/empresa.

Os equipamentos utilizados neste ambiente, devem ser gerenciados com a energia controlada por nobreaks, para evitar não só quedas, mas também oscilações que podem queimar os aparelhos. Por isso, a estrutura elétrica é toda revisada ou até readequada para a implantação de uma tecnologia dessa

ressalta.

A Alcance possui um NOC (network operation center), que faz a gestão automatizada de todos os equipamentos, verificando se está funcionando adequadamente. Tudo controlado por Software específicos e pessoas capacitadas. Qualquer anomalia é notificada aos gestores através de mensagens por SMS, WhastApp e Telegram.

Custo-benefício

Para o síndico profissional, Luciano Carreira Silva, por mais eficiente que seja o profissional que está na portaria, ele é a última barreira de acesso até o interior do condomínio. Sofrendo grande influência do medo, por conta dos riscos e das responsabilidades.

A portaria remota nasceu no momento que esconderam a guarita do porteiro dentro do condomínio e, colocaram na entrada principal, câmeras e interfones. A partir daí, o porteiro já estava seguro em um local diferente, gerando mais conforto aos moradores

relata.

Luciano ressalta que principal objetivo de implantar uma portaria remota, é reduzir o custo e, ao mesmo tempo, aumentar a segurança. Diferente da portaria humana, a remota consegue reduzir o valor do condomínio, facilitando a locação dos imóveis, devido ao rápido retorno financeiro daquilo que foi investido.

“A pessoa que aluga um apartamento, procura por segurança em um local reservado, com bom custo-benefício, rateando as despesas com demais pessoas. Esse é o grande lance da portaria remota, fazer com que haja uma certa flexibilidade nos custos do condomínio

finaliza.

Portanto, aos que desejam manter tanto o porteiro, quanto os moradores seguros, a implantação de uma portaria remota é a escolha certa!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui