A portaria remota, nada mais é que uma terceirização do atendimento em condomínios, onde ao invés de ter uma pessoa atuando fisicamente, ela passa a atender de forma externa. Continua exigindo a necessidade de alguém, mas remotamente em uma sala, operando os equipamentos.
Além do porteiro, o condomínio também sofre uma série de alterações necessárias para administrar todo o processo de atendimento, que envolve equipamentos de interfones e câmeras, central de gerenciamento, link de internet, nobreak (fornecedor de energia), gerador de energia, motores de portões, entre outros.
A Alcance Store, é uma das empresas que prestam serviços de portaria remota em Presidente Prudente. Há pouco mais de um ano, o sócio-fundador, Claudio Peruchi, juntou tecnologia, segurança e adequação ao custo para atender as necessidades desses condomínios.
Não é simplesmente trocar o humano pelo remoto, mas sim, uma evolução da profissão. O porteiro que hoje, atende no papel e caneta, passará a usar computadores, sistemas de monitoramento e controle de acesso. Além do principal ganho na segurança daquele que estava vulnerável, correndo risco de vida
comenta.
(Foto: Reprodução/Facebook Alcance Integradora) (Foto: Reprodução/Facebook Alcance Integradora)
Existem mais dois tipos de serviços de portaria fornecidos pela Alcance e, que podem ser aplicados em condomínios com portes menores, sendo eles:
Portaria autônoma: permite que os moradores façam a gestão do próprio condomínio. Utilizam Aplicativos no smartphone para ter acesso as Imagens, voz e controles de acesso aos portões e portas. É importante que tenham acesso aos aplicativos necessários para a autorização de visitantes, que terão a comunicação registrada.
Portaria híbrida: é uma mistura entre a remota e a autônoma. Um exemplo disso é quando a pessoa local, seja instalador ou porteiro, possui o controle de acesso para a entrada de serviço, já a portaria social, é transferida para o monitoramento remoto, que permite entrada assistida.
Segundo Claudio, o diferencial da portaria remota está na gestão dos processos de atendimento e monitoramento do condomínio/empresa, com a possibilidade do tratamento de imagens, monitoramento por áreas, checagem de veículos e moradores na entrada, além de demais utilidades que fazem total diferença na segurança do condomínio. Todas essas ações são registradas, monitoradas e apresentadas em dashboards, facilitando a gestão do condomínio/empresa.
Os equipamentos utilizados neste ambiente, devem ser gerenciados com a energia controlada por nobreaks, para evitar não só quedas, mas também oscilações que podem queimar os aparelhos. Por isso, a estrutura elétrica é toda revisada ou até readequada para a implantação de uma tecnologia dessa
ressalta.
(Foto: Reprodução/Facebook Alcance Integradora) (Foto: Reprodução/Facebook Alcance Integradora)
A Alcance possui um NOC (network operation center), que faz a gestão automatizada de todos os equipamentos, verificando se está funcionando adequadamente. Tudo controlado por Software específicos e pessoas capacitadas. Qualquer anomalia é notificada aos gestores através de mensagens por SMS, WhastApp e Telegram.
Custo-benefício
Para o síndico profissional, Luciano Carreira Silva, por mais eficiente que seja o profissional que está na portaria, ele é a última barreira de acesso até o interior do condomínio. Sofrendo grande influência do medo, por conta dos riscos e das responsabilidades.
A portaria remota nasceu no momento que esconderam a guarita do porteiro dentro do condomínio e, colocaram na entrada principal, câmeras e interfones. A partir daí, o porteiro já estava seguro em um local diferente, gerando mais conforto aos moradores
relata.
Luciano ressalta que principal objetivo de implantar uma portaria remota, é reduzir o custo e, ao mesmo tempo, aumentar a segurança. Diferente da portaria humana, a remota consegue reduzir o valor do condomínio, facilitando a locação dos imóveis, devido ao rápido retorno financeiro daquilo que foi investido.
“A pessoa que aluga um apartamento, procura por segurança em um local reservado, com bom custo-benefício, rateando as despesas com demais pessoas. Esse é o grande lance da portaria remota, fazer com que haja uma certa flexibilidade nos custos do condomínio
finaliza.
Portanto, aos que desejam manter tanto o porteiro, quanto os moradores seguros, a implantação de uma portaria remota é a escolha certa!
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.