Doar sangue é um gesto de amor e empatia, que em apenas dez minutos pode salvar até quatro vidas. Foi assim que o aposentado Genilson Dias da Silveira se tornou o maior doador de sangue do Hemocentro de Presidente Prudente.

Tudo começou em 1981 quando Genilson resolveu realizar sua primeira doação. Já se passaram quase 40 anos e mais de 100 doações sanguíneas realizadas.

“Eu estava trabalhando e, ao chegar em casa, recebi a notícia de que nosso vizinho, um rapaz mais novo, tinha sofrido um acidente de moto e precisava de doadores, essa foi minha primeira vez e, de lá pra cá, não parei mais!”, comenta.

A motivação vinda de Genilson foi tão grande, que fez com que sua família aderisse a prática e, atualmente, a esposa, filhos e nora também são doadores.

Portador do sangue O+, o aposentado realiza doações anualmente, há cada quatro meses, que é o prazo recomendado de pausa aos homens. Ato que lhe rendeu um certificado de honra ao mérito.

“Fui homenageado pelo hemocentro há uns três anos e, estava registrado nos arquivos deles da época com 53 doações. As que aconteceram antigamente, eles não têm registros, mas foram muitas”, ressalta.

Há alguns anos, houve um fato marcante para Genilson, que ficou incapaz de doar para alguém próximo devido a pausa entre uma doação e outra.

“É muito frustrante em ver uma pessoa pedir ‘por favor’ para que você vá doar para um parente dela que está em cirurgia, e você não poder fazer nada porque já estourou o limite de quatro doações”, relata.

Para motivar a população prudentina a aderir essa prática, já que ocorre em apenas dez minutos e é coletado 450ml de sangue, chegando a salvar até quatro vidas, o maior doador do hemocentro deixou uma mensagem.

“Como um doador assíduo, me sinto bem em poder oferecer parte de mim a outras pessoas. É um gesto que todos que puderem, deveriam fazer para ajudar o próximo, o prazer é tão grande que se torna inexplicável a satisfação em ser um doador”, finaliza.

Que tal se tornar um doador de sangue também? Siga as recomendações e faça como o Genilson! ?

Serviços

Hemocentro – Santa Casa da Misericórdia de Presidente Prudente
Funcionamento: Segunda, terça, quarta e sexta-feira, das 8h às 17h.
Quinta-feira: 8h às 19h.
Sábado: 7h às 11h.
Endereço: Rua Wenceslau Braz, 5, Vila Euclides.
Telefone: (18) 3223-3511 ou (18) 3223-4490

Banco de Sangue – Hospital Regional de Presidente Prudente
Funcionamento: Todos os dias, das 7h às 17h, até mesmo nos finais de semana.
Endereço: Rua José Bongiovani, 1297, Cidade Universitária.
Telefone: (18) 3229-1570


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui