Você sabia que realizar exercícios físicos trazem benefícios muito além do corpo? Para incentivar esse hábito, que tal conhecer mais sobre a importância da prática esportiva e descobrir alguns dos lugares que oferecem treinos aqui em Presidente Prudente?

Para isso, o educador físico e especialista em fisiologia do exercício, Dr. Éverton Alex Carvalho Zanuto, esclarece algumas dúvidas e orienta os futuros esportistas que pretendem levar o esporte adiante.

Éverton é docente nos cursos de Educação Física e Fisioterapia da Unoeste. (Foto: Arquivo Pessoal)
Éverton é docente nos cursos de Educação Física e Fisioterapia da Unoeste. (Foto: Arquivo Pessoal)

Solutudo: Quais os benefícios que a prática esportiva pode nos trazer?

Éverton: O nosso corpo foi feito para se movimentar, se você permanece grandes períodos em comportamento sedentário, a tendência é que adquira doenças crônicas não transmissíveis. Ao optar por uma vida mais ativa e incluir dentro dessa rotina a prática esportiva, faz com que seu corpo trabalhe em perfeita harmonia, para que o sistema locomotor fique mais saudável e permaneça assim por um período maior de tempo.

Solutudo: Qual a influência dos exercícios físicos no organismo da pessoa?

Éverton: Nosso sistema de bombeamento sanguíneo necessita de um sangue não viscoso, portanto, a prática esportiva, faz com que ele flua de uma forma mais harmoniosa. Também há aumento no consumo máximo de oxigênio, ou seja, facilita com que nosso sangue distribua melhor o oxigênio para os tecidos, favorecendo a produção de energia pelas células.

Solutudo: Qual a importância dessa prática na terceira idade?

Educador físico relata a importância da prática esportiva; bora exercitar?

Éverton: Ao praticar esportes, você sofre um impacto, fazendo com que nossos ossos fiquem mais resistentes. No caso do idoso, isso evita quebras, fraturas e risco de hospitalização. Além disso, ele terá um aumento da massa muscular. No sistema locomotor, as atividades de impacto como a prática esportiva, desde que não seja na água, têm um papel fundamental na vida do idoso, para manter a saúde óssea, muscular e articular.

Solutudo: Além do corpo, de que forma o esporte pode beneficiar a mente?

Éverton: A atividade esportiva praticada em grupo, promove uma convivência social e melhora a parte psíquica do ser humano, formando assim, laços de afetividade. Fora isso, a parte de liberação hormonal presente na prática esportiva, faz com que nossas endorfinas nos deem uma sensação de prazer e bem-estar, combatendo doenças psíquicas, como um quadro de depressão, devido ao vínculo social formado pela prática de esportes.

Além dos benefícios externos, os exercícios físicos também melhoram sua saúde mental, não perca tempo, vamos nos mexer!

Algumas sugestões:

Sesc Thermas (Programa Sesc Esportes)
Esporte Criança: Domingo – 14h às 14h50 (3 a 6 anos) / Terça e quinta – 14h às 17h (6 a 10 anos).
Esporte Jovem: Quarta e sexta-feira – 14h às 17h (10 a 13 anos).
Corrida Adulto: Quinta e domingo – 9h às 10h (16 a 59 anos).
Futsal Adulto: Quarta e sexta-feira – 19h às 20h (16 a 59 anos).

Tênis Clube
Futebol Adulto: Terça e quinta-feira – 19h20 às 21h30 (acima de 15 anos) / Domingo – 10h às 12h (acima de 15 anos).
Futebol Feminino: Segunda e quarta-feira – 18h30 às 21h30 (acima de 13 anos).
Futevôlei: Segunda à sexta-feira – às 18h (acima de 15 anos) / Sábado e domingo – às 9h (acima de 15 anos).
Voleibol: Terça e quinta-feira – às 18h30.

Campeonato Municipal de Futsal
Os times interessados em disputar o campeonato, deverão retirar a ficha de inscrição na Semepp, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, até o dia 6 de março.
Evento: gratuito.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui