No Dia Mundial do Livro, precisamos deixar de lado a vontade de ir até as bibliotecas físicas de Presidente Prudente e desfrutar dos milhares de exemplares disponíveis nos acervos, para então, adaptar o hábito da leitura de acordo com o decreto de isolamento social, sem que coloquemos nossa saúde em risco.

Pensando nisso, iremos apresentar algumas plataformas de leitura online que são eficientes para o estudo à distância de universitários e também ao público geral que deseja se entreter com uma boa leitura durante a quarentena.

Biblioteca Virtual Pearson

O Sistema de acesso a livros online adotado pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), conta com um acervo de mais de 8 mil títulos, espalhados em diversas áreas de conhecimento. A plataforma também disponibiliza a funcionalidade de download de livros, ideal para os momentos em que você está sem conexão de internet e quer continuar a leitura de um livro.

Os alunos da Unoeste possuem acesso grátis ao site, assim como a estudante de farmácia, Lara Atência, que prefere a opção de leitura online.

“Acesso a plataforma da biblioteca virtual umas três vezes por semana, conforme tem demanda de trabalho. Eu prefiro os livros digitais pois os físicos geralmente são grandes então preciso carregar muito peso, para mim, é bem mais cômodo ler online, pois você pode grifar, diferente dos emprestados. Nessa quarentena, está sendo muito útil nas tarefas baseadas em livros”, comenta.

Clique aqui, faça o cadastro e navegue à vontade pela plataforma, os primeiros 30 dias são grátis.

Dia Mundial do Livro: conheça algumas plataformas de leituras online
(Foto: Reprodução/Site Biblioteca Virtual Pearson)

Minha Biblioteca

A plataforma digital de livros adotada pela Toledo Prudente Centro Universitário, possui um vasto acervo de títulos técnicos, acadêmicos e científicos, divididos em sete catálogos: Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica e Artes & Letras.

Mario Vinicius de Azevedo cursa direito na instituição e sempre utilizou a biblioteca online, devido o número de exemplares disponíveis e a distância de sua casa até a faculdade.

“Em razão dos trabalhos e do plano de ensino apresentado para o semestre, a biblioteca digital tem papel fundamental no aprendizado, devido a quantidade ilimitada de eBooks (livros online) que a plataforma possui. Em razão da pandemia de Covid-19 os professores disponibilizaram trabalhos em que nós utilizamos somente o acervo online, não trazendo prejuízos aos alunos, pois a ferramenta é muito funcional e completa no auxílio o aprendizado”, relata.

Clique aqui, escolha o plano em que mais se encaixa e aproveite.

Dia Mundial do Livro: conheça algumas plataformas de leituras online
(Foto: Reprodução/Site Minha Biblioteca)

Periódicos Eletrônicos

Assim como as demais instituições, a Faculdade de Presidente Prudente (Fapepe), também possui sua plataforma interna de acesso à biblioteca virtual, no entanto, seu diferencial está nos exatos 763 periódicos eletrônicos divididos em 24 áreas e disponibilizados gratuitamente no site da faculdade para qualquer usuário.

Para o universitário Micael Batista Morales, a ferramenta online está sendo de grande ajuda aos estudantes durante a quarentena.

“A sistema atende as necessidades diárias na hora do estudo, facilitando o acesso a obras que na maioria das vezes seriam de alto custo. Com a suspensão das aulas por conta da pandemia da Covid-19 e, com isso as aulas EAD, facilita muito o acesso a livros, já que não podemos estar presentes na unidade”, ressalta.

Dia Mundial do Livro: conheça algumas plataformas de leituras online
(Foto: Reprodução/Site Fapepe)

Bookplay

A plataforma 100% brasileira esteve com uma campanha em Presidente Prudente com descontos imperdíveis no último mês. O aplicativo de ensino, fornece aos usuários um enorme acervo de livros, cursos, audiolivros, videoaulas, revistas, jornais e área kids. Todo o conteúdo pode ser acessado 24 horas por dia e, está liberado para até três pessoas via computador, tablet ou celular.

A contadora Milena Kruger Leite, é usuária da plataforma há mais de um ano e, garante acessar o aplicativo ao menos uma vez por dia, tendo acesso mais fácil e rápido do conteúdo.

“O que mais costumo ler são livros de negócios e também os de literaturas, como, por exemplo, romances, biografias e etc. Ler para mim é o meu hobby favorito, e como uma boa leitora, eu amo um livro físico, porém, depois que comecei a usar a plataforma, eu tive um acesso aos livros que eu gostaria de ler, gastando pouco e podendo ler em qualquer lugar, a qualquer hora. Sem contar que além dos livros, tenho acesso as revistas e jornais atualizados diariamente”, conta.

Clique aqui, inscreva-se e aproveite todas as ferramentas oferecidas pelo aplicativo.

Dia Mundial do Livro: conheça algumas plataformas de leituras online
(Foto: Reprodução/Site BookPlay)

Biblioteca Municipal Dr. Abelardo de Cerqueira César

Segundo o bibliotecário Murilo Tomiazzi, a Biblioteca Municipal, localizada no Centro Cultural Matarazzo, não possui uma ferramenta de leitura online para ser disponibilizada, no entanto, a saída que encontraram para facilitar a vida dos leitores durante a quarentena foi:

– Não cobrar multas por atrasos de livros;
– Não exigir a devolução de livros que já foram emprestados;
– Sugestões de plataformas com livros online, como o Kindle eBooks da Amazon, partir das redes sociais da Secretaria de Cultura; 
– Publicação de vídeos com contação de histórias feitas pelas funcionárias da Biblioteca Municipal.

“Nesse momento, a importância da leitura se dá pelo contexto do Coronavírus. Quanto mais a gente lê, mais temos acesso a fontes confiáveis. Além disso, a leitura por prazer; muita gente não está trabalhando e tem ficado sozinho, então se esgotam os conteúdos nas redes sociais e os livros, jornais ou qualquer periódico chegam para ocupar esse espaço. Acaba sendo uma atividade prazerosa, que temos mais facilidade para realizar em casa nesse tempo livre”, finaliza.

Acabaram as desculpas para não colocar os estudos em dia, ou então, apenas apreciar a leitura de um bom livro! ?


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui