Quem nunca ouviu: “E os namoradinhos?”. Namorar, casar, ter filhos. A sociedade sempre cobrou e cobra o que, para muitos, é sinônimo de felicidade e realização. Porém alguns especialistas em relacionamentos alertam que é possível se sentir feliz e realizado estando à sós. Hoje, dia do solteiro a Solutudo preparou uma reportagem especial, e alguns roteiros para quem está afim de curtir a vida numa boa.

A terapeuta de casal e família, Fernanda Serralvo, deu uma ajudinha pra gente. Ela já ouviu muitas histórias e os mais variados motivos de uma separação ou solteirice, mas afirma que estar sozinho não é motivo de tristeza.

Solutudo: O dia do Solteiro não é uma data tão comemorada igual ao dia dos namorados. Na sua opinião, por que isso acontece?

Terapeuta: Culturalmente, somos criados para cumprir uma série de requisitos sociais, dentre eles, e talvez o mais importante, o de construir uma família. E diante da realidade de sermos uma sociedade com origem patriarcal, a mulher sofre um prejulgamento ainda maior que o homem, pois a mulher nasceu para exercer seu principal papel, o de ser mãe. Nesse sentido, quando não se é cumprido o protocolo social, as expectativas e anseios criados dentro e fora do cenário familiar, é notável o olhar de desapontamento e até de preconceito para aqueles que decidiram pela “solteirice”, e para aqueles que estão solteiros e insatisfeitos.

Solutudo: Todos nós já ouvimos alguma vez na vida: “E os (as) namoradinhos(as)? Essa pressão ajuda? Ou atrapalha?

Terapeuta: Ah, sim! Essa perguntinha é inevitável. E normalmente vem da parte da família, daquelas tias curiosas, por exemplo. E isso em nada ajuda, pelo contrário, só cria um clima desagradável. Por isso, minha dica é deixar o bom humor entrar e não se deixar abalar.  E estar ciente de que não há problema em estar solteiro ou solteira.

Solutudo: E quem está solteiro há um bom tempo, dá para se sentir feliz e realizado sozinho?

Terapeuta Fernanda Serralvo (Foto: Arquivo Pessoal)

Terapeuta: Claro que dá! E como dá! (risos). Temos a tendência errada de correlacionar o estar solteiro com estar abandonado, sozinho, isolado. Isso está longe de ser uma regra, e é no mínimo um engano, pois muitas pessoas que estão solteiras decidiram assim estar.

A ideia do “nunca serei feliz se não tiver alguém ao meu lado” maximiza o olhar preconceituoso e de comiseração para as mulheres e homens que compõem esse status de Solteiro.  Nossa vida não se limita apenas ao relacionamento. 

Solutudo: E os compromissados ou casados que ficam solteiros? Esse número vem aumentando em Prudente?

Terapeuta: Tenho sim, não somente em Prudente como em todo o país. Em uma pesquisa rápida nos dados do registro civil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é possível observar que a cada três casamentos realizados no ano houve uma separação ou divórcio. E com isso, vivenciamos um novo perfil de família.

Solutudo: Qual é esse novo modelo família?

Terapeuta: As crescentes separações provocam a construção de um novo perfil de constituição de família. Antigamente quando pensávamos em família, vinha em nossa mente uma família composta por pai, mãe e filhos. Hoje em dia, isso tem se transformado. Não há mais um único modelo de família. Têm roubado a cena os pais solteiros, as mães solteiras, os avós cuidadores dos netos, os separados sem filhos, os casados sem filhos, os casais homoafetivos, entre outros.

Solutudo: E esses recém-solteiros, qual a melhor forma de proceder?

Terapeuta: Primeiramente, é necessário viver o fim desse relacionamento que não deu certo, para que haja espaço para encarar uma nova história. Reconhecer que a relação anterior deixou marcas ruins e buscar ajuda de um profissional é um processo importante de autocuidado.

Solutudo: Para finalizar, qual o recado que você deixa para quem é solteiro ou solteira?

Terapeuta: Eu deixo a palavra RESPEITO como recado.  É preciso ter empatia e muito respeito, pois existem pessoas que preferem seguir a vida a sós, mas isso não quer dizer que estão sozinhas ou abandonadas. Hoje é dia de comemorar essa data com entusiasmo! Porém, infelizmente, enquanto houver este olhar de vergonha, desprezo e reservas para o Status Solteiro, a data se manterá no anonimato, sem chances de ser celebrada, discutida ou pensada.

Agora se você está solteiro, seja por escolha ou pelo fim de um relacionamento, além de cuidar da sua mente aproveite para se divertir com os amigos.

Para hoje não temos eventos em Presidente Prudente, mas para o final de semana tem sim! Vai perder? (https://www.solutudo.com.br/sp/pres-prudente/eventos)


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui