Conhecer sobre os assuntos mais comentados ou estar sempre informado de tudo o que é pautado nos noticiários parece ser uma tarefa difícil quando o assunto é estudar para o Enem, mas apesar do que muita gente pensa, pode ser mais fácil do que se imagina.

Na nossa última reportagem sobre dicas para o Enem, o assunto discutido é atualidades.

(Foto: Divulgação/Unsplash)

O professor Eduardo Odraude de Oliveira, conta que é fundamental os alunos estarem atentos e atualizados nas tendências temáticas.

Revistas eletrônicas trazem uma base muito boa com relação às atualidades, além disso, tem as séries atuais que também trabalham temáticas contemporâneas. Black Mirror é um exemplo, já que trabalha a tecnologia e as relações humanas (sendo pertinente pra uso intertextual). Por isso, os discentes devem sempre associar autores consagrados com assuntos contemporâneos, o que já ajuda muito.

Outra dica do professor é em relação ao período que os conteúdos são produzidos pelo Mec.

O Enem sempre é elaborado no primeiro semestre, então, se o jovem compreender e tiver foco nos principais acontecimentos relevantes desta época do ano, ele chega mais bem preparado.

Eduardo também afirma que os assuntos abordados podem estar relacionados às temáticas neutras, mas contemporâneas.

Acredito que controle parental, educação domiciliar, volta de doenças erradicadas, mas minha aposta é na saúde mental: depressão e crise de ansiedade.

Além disso, o profissional sugere um autor contemporâneo como José Saramago que em sua obra “Ensaio sobre a cegueira”, trabalha de forma clara a intertextualidade com várias temáticas.

Ele trabalha com hipocrisia, preconceito, cegueira social, manipulação, conflito de classes. Sugiro também Aristóteles e Platão que fluem muito em questões políticas (conceituação e ideias democráticas).

Para mandar bem nas provas, não deixe de revisar todos os conteúdos acessando nosso Facebook para ver todas as nossas dicas.?


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui