Já imaginou entrar em uma empresa e ser informado que você precisa levar o seu próprio copo para tomar aquele cafezinho ou beber água? Essa situação ocorre em um centro de estimulação e treinamento infantil de Presidente Prudente. A iniciativa é uma conscientização que envolve os colaboradores e alunos da unidade.

Há um ano, Mateus de Carvalho e a sócia dele perceberam que eram utilizados cerca de 120 copos descartáveis por dia na academia. Foi aí que surgiu a ideia de incentivar a sustentabilidade e o uso da garrafinha de água. Depois que o projeto começou, foi utilizado apenas 30 copos por dia e, às vezes, esse número é ainda menor.

“Nós deixamos o copo descartável na unidade, até porque existe uma lei que exige isso, mas os alunos só utilizam quando esquecem a garrafinha. Os alunos e os pais abraçaram essa ideia que é puro cuidado ambiental”, conta o Matheus.

(Foto: Unsplash)

A ideia do uso da garrafinha na academia gerou até uma promoção e deu garrafinha aos alunos que realizavam a matrícula. Aos poucos o conceito foi se espalhando e ganhando a conscientização de todos.

“A gente entende que essa redução não é só uma questão de custo. Nós estamos trabalhando a conscientização ambiental e, isso é muito importante”, concluí Matheus.

Siga-me os bons!

Quem também aderiu essa ideia foi a prefeitura de Presidente Prudente, que decidiu entrar na onda da conscientização ambiental e passou a estimular o não uso dos copos descartáveis comuns. Um decreto proíbe a aquisição e o fornecimento de copos descartáveis feitos à base de petróleo nos prédios públicos do município.

“Nós precisamos dar esse exemplo, afinal esses copos comuns demoram até de cem anos para desaparecerem por completo da natureza”, explica o secretário do Meio Ambiente Wilson Portella.

A ideia conforme o secretário, é trocar os copos descartáveis feitos à base de petróleo por copos pessoais, ou seja, cada um utiliza a sua caneca ou garrafa e, em locais que o uso dos copos descartáveis são essenciais. O decreto prevê a utilização de copos feitos com materiais biodegradáveis que se decompõem entre 45 e 180 dias.

Seja por determinação de um decreto ou por uma ideia sustentável, cuidar do meio ambiente é um dever de todos nós. Que tal mudar o seu hábito e aderir uma caneca? Vamos tentar?


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui