Ser bombeiro vai muito além do que é retratado em filmes. Salvar vidas é, ao mesmo tempo, uma dádiva e um sacrifício. E, ainda assim, diante de tantas vivências e experiências, nenhuma história é igual a outra. 

Paulo Sérgio de Souza Campagnoli, mais conhecido como Tenente Campagnoli, iniciou na carreira militar muito jovem e foi adquirindo conhecimento e amor pela profissão ao longo dos anos. Trabalhou na Polícia Militar de 1990 até 2018, em Penápolis executou a profissão de bombeiro desde 2006 até sua aposentadoria em 2018 como Tenente. E não para por aí, sua história dentro do Corpo de Bombeiros acabou, porém o amor em salvar vidas continua dentro de suas gerações.

Sargento Campagnoli Arquivo pessoal da família
Sargento Campagnoli

Marco emocionante

Durante os 28 anos de profissão, passou por diversos desafios e ocorrências que o fortaleceu e fez ser o grande exemplo que é hoje. Entretanto, de todos os casos o que mais marcou sua vida foi o resgate de uma jovem que tentava o suicídio se jogando do 14º andar de um prédio na região central da cidade.

O fato aconteceu numa noite de sábado, os bombeiros foram acionados via 193 por populares que avistaram uma pessoa sentada no suporte de concreto de um ar condicionado no penúltimo andar de um prédio. Quando chegaram ao local ninguém sabia o que estava acontecendo, nem o segurança nem mesmo os pais da moça. 

Sargento dando uma aula de instrução Arquivo pessoal da família

Ao acessarem o quarto só avistaram um dos braços da jovem na janela, dando a perceber que ela estava de fato sentada no suporte do ar condicionado. Perguntaram o que ela estava fazendo e a resposta foi em tom de desespero dizendo que queria morrer porque havia brigado com o namorado. Assim, começaram a preparar os equipamentos de salvamento enquanto mantinham uma conversa com a moça para que não se jogasse. 

Sargento dando uma aula de instrução

“Em um certo momento da conversa, a garota demonstrou que iria se jogar do prédio, então, rapidamente conseguimos agarrar pelo braço e mesmo com o corpo quase todo para fora, agarramos sua cintura e puxamos para dentro do quarto”, relatou o Tenente Campagnoli que teve apoio do auxiliar Cabo Márcio e Cabo Pinheiro nesse resgate. 

Segundo o bombeiro, depois a jovem foi encaminhada para o Pronto Socorro e foi medicada. Para ele, foi muito desafiador passar por essa experiência, principalmente por ter um filho já jovem e outro ainda criança, na época. 

“Com o êxito no atendimento, foi, ao mesmo tempo, uma alegria estar no dia certo de serviço e poder salvar uma vida”, afirmou Paulo.

Exemplo que passa por gerações

Hoje, ele não trabalha mais na área devido sua aposentadoria, mas, além de ser exemplo para muitos, Paulo serviu de inspiração para seus próprios filhos que seguiram seu caminho e atuam como bombeiros em São Paulo. É um orgulho tanto para o pai como para seus filhos seguirem a tradição de honrar a população e salvar mais vidas.  

Tenente Campagnoli e seus filhos bombeiros Arquivo pessoal da família

 E aí conhece alguma história marcante? Conta aí pra a gente. Gostaria de saber!


Não deixe de compartilhar com seus amigos e aproveite para seguir as redes sociais de Solutudo Penápolis.


Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história interessante da cidade de Penápolis e quer que ela seja contada aqui entre em contato por e-mail: [email protected]

4.8/5 - (10 votes)

3 COMENTÁRIOS

  1. Que matéria linda!!! Parabéns Tio, Bruno é Igor.. meus primos queridos.. muito orgulho de vocês, minha família! Parabéns prima querida! Muito sucesso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui