Fundada em 16 de setembro de 1919, a EE “Luis Chrisóstomo de Oliveira” é a mais antiga instituição educacional de Penápolis. Hoje, possui mais de um século de fundação. 

Reviva a história deste lugar que é um marco para a querida Penápolis. 

Muitos penapolenses que ajudaram a cidade a crescer e evoluir transformando-se no que é hoje, cursaram o Primário na centenária escola que antes era denominada “Grupo Escolar”.

Escola LCO 2022 – Arquivo pessoal

Surgimento

A escola surgiu como um agrupamento de ensino de alguns que havia na cidade. Denominada como “Escolas Reunidas de Penápolis”, ficava localizada na esquina da Av. Luiz Osório com a Rua Dr. Mário Sabino. 

Em 1920, passou a ser chamada de Grupo Escolar de Penápolis. Já em 1945, foi nomeada como Primeiro Grupo Escolar de Penápolis e somente em 1976 recebeu seu nome que está até hoje, Escola Estadual de Primeiro Grau “Luis Chrisóstomo de Oliveira”. 

Grupo escolar –  Acervo do Museu Histórico de Penápolis

Graças ao Dr. Oscar Rodrigues Alves que com seus esforços e junto aos políticos e cidadãos da época, foi aprovado o projeto de construção de um prédio próprio para o Grupo Escolar. Em 1923, se instalou no novo local, na Av. Luís Osório, 784-884, no Bairro Norte.

Atualmente, a “Luiz Crisóstomo” oferece ensino fundamental do 1º ao 5º ano, em torno de 250 alunos estudam no período integral, sendo que à tarde os professores ministram atividades que faz parte dos componentes curriculares: cultura do movimento, linguagens artísticas, leitura e produção de textos, educação sócio emocional, experiências matemáticas, língua inglesa, orientação de estudo e pesquisa. 

Grupo Escolar –  Acervo do Museu Histórico de Penápolis

Homenagem

No dia 15 de novembro de 1955, a escola mudou o nome para Luis Chrisóstomo de Oliveira em homenagem ao patrono Dr. Luis Crysostomo de Oliveira, importante figura para Penápolis. 

Escola Luis Chrisóstomo de Oliveira – site jornal interior

O Dr. Luis Crysostomo não nasceu em Penápolis, veio do Rio de Janeiro para cá, onde adquiriu terras. Era médico dos pobres e agricultor amigo dos trabalhadores. Concluiu a obra da Santa Casa de Penápolis, projeto que foi iniciado pelo Dr. Aniceto Correa Melo.

Curiosidades

A escola foi a pioneira em Penápolis que implantou o ensino de educação especial. Uma conquista para a comunidade na época que recebeu com carinho este importante processo de acolhimento e inclusão social.

A instituição já recebeu diversas homenagens, uma que se destacou foi a poesia sobre a própria escola escrita por uma aluna com orientação de uma professora. A obra demonstra o afeto dos penapolenses pela tão querida escola.

Poesia –  Acervo do Museu Histórico de Penápolis

No cinquentenário da Princesinha do Noroeste Paulista, em 1958, o maestro José Ferreira Leite compôs a letra e a música do “Hino do Cinquentenário de Penápolis” em homenagem a Penápolis. O hino se encontra alojado sob a Estátua de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade, que fica em frente a instituição educacional “Luis Chrisóstomo de Oliveira”.

Estátua São Francisco de Assis – site EscolasBrasil
Hino do Cinquentenário de Penápolis –  Acervo do Museu Histórico de Penápolis

Você estudou nesta escola? Deixe nos comentários sua história!


Gostou do conteúdo? Nosso aplicativo está recheado de lugares para ir em Penápolis. Baixe agora mesmo e descubra um mundo de possibilidades!

Para baixar para Android clique aqui

Para baixar para IOS (Iphone) clique aqui


SolutudoDeBom! Obrigado por ler e confiar em nós. A nossa missão é ajudar você a conhecer melhor a cidade em que vive!

Siga nas redes sociais Facebook e Instagram.


E se você conhece alguma história interessante da cidade de Penápolis e quer que ela seja contada aqui entre em contato por e-mail: [email protected]

5/5 - (53 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui