Além da Dona Maria do Carmo, moradora pioneira da Vila Perino, o Seo Walter é muito conhecido. É o farmacêutico que ajuda todo mundo e não tem quem nunca comprou em sua farmácia. Uma pessoa atenciosa, de coração bom e está sempre disposto a ajudar quem for preciso. Um alguém insubstituível, eu diria.

Seo Walter e a farmácia

Walter Carneiro Moreira é nascido e criado em Cambará, no Paraná. Residia em uma fazenda entre as cidades de Bandeirante e Abatiá, local onde instalou a sua primeira farmácia chamada “No Mura”. Em 1962, Walter iniciou os estudos no curso de Oficial de Farmácia.

A primeira farmácia de Seo Walter. Foto: arquivo pessoal

O curso era em Londrina, também no Paraná. Um desafio muito grande para ele, pois onde residia e a cidade dos estudos era de uma baita distância. Até que ele resolveu conversar com as autoridades do curso e perguntou se haveria a possibilidade de instalar o curso no Norte Pioneiro do Paraná.

Walter foi desafiado a conseguir 30 alunos e ele conseguiu. Uma unidade do curso foi construída em Santo Antônio da Platina e ao fim formaram dez pessoas. É uma espécie de técnico em farmácia.

Formado ele precisou validar o seu certificado. O Conselho Regional de Farmácia de Curitiba rejeitou sua titulação, considerando que não era farmacêutico legítimo. Foi então que procurou pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo e conquistou o seu reconhecimento. A partir deste momento, conseguiu o registro de ser o responsável pela sua farmácia até hoje.

Walter e a esposa

Seo Walter nunca esteve sozinho nesta jornada. Em Cambará, conheceu Maria Florinda de Santi Moreira em 1968, ano que começaram a namorar. Depois casaram e faz 45 anos que os dois trabalham juntos. Maria sempre esteve ao lado apoiando e ajudando no que fosse preciso na farmácia, desde na fazenda até se instalarem em Ourinhos.

Walter e Maria, o casal que tem muito orgulho de tudo que construíram.

O casal teve três filhos, atualmente todos estão com as suas vidas construídas em diferentes caminhos. Somente um deles, o Fabiano, que seguiu a mesma carreira do pai e se formou como farmacêutico. Uma pessoa muito importante e reconhecida por toda cidade nesta área.

Ourinhos

Por acaso, em 1979, seo Walter conheceu um ponto de estabelecimento na Vila Perino. Foi amor à primeira vista, porque gostou e resolveu que ali faria a sua farmácia. Era na Rua Domingos Perino, 386. Também já esteve na Rua Pará e hoje se encontra na mesma rua do início no número 313.

“São 42 anos com a minha farmácia nesta cidade. Lembro-me muito bem da minha primeira venda. Foi um remédio para dor de cabeça no valor de dez cruzeiros, uma nota que eu guardei e guardo até hoje. Também me lembro da parceria com as empresas Jaguari, Candibelli e Caiçara, foi algo que me ajudou bastante”, conta o farmacêutico.

Dificuldades e conquistas

O casal avalia que as principais dificuldades já encontradas foram a construção da farmácia e as antigas salas de medicamentos. Em razão da ditadura instalada no país, 1979 e 1980, os remédios estavam com altos valores que fizeram repensar sobre a existência da farmácia. Entretanto, no fim deu tudo certo!

A conquista é o reconhecimento e valorização adquirido estes anos. “Algo que nos ajudou a impulsionar a empresa foi uma senhora moradora do bairro, espécie de benzedeira, que receitava remédio para as pessoas e nos indicava. Recebíamos muitas pessoas na farmácia, toda semana, às quartas-feiras”, relembra o casal.

E Maria garante que o sucesso da farmácia é pelo marido ser um bom farmacêutico. Já Walter disse ser a coragem de sua esposa de estar com ele o tempo todo, em qualquer situação a sua determinação era presente. Existe algum casal mais fofo?

Futuro

Por fim, a vontade para o futuro é uma só: o casal deseja ver os seus filhos bem e sempre ao lado deles. Inclusive, Fabiano, o filho farmacêutico, é quem vai assumir a farmácia neste ano. Seus pais esperam que ele tenha o mesmo sucesso que o Walter sendo proprietário da farmácia do bairro.


Você conhece o Seo Walter? Tem alguma história com o casal? Conte para nós!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui