Para o bem do planeta, algumas pessoas se dedicam a defendê-lo e lutam para que suas vozes sejam ouvidas. Greta Thunberg é uma dessas pessoas. A jovem ecoativista sueca foi reconhecida por sua ação de conscientizar o mundo sobre as mudanças climáticas

Greta recebeu o Prêmio Liberdade da Normandia no último dia 21 em Caen, no norte da França. Em um breve discurso, a jovem de 16 anos comentou: “A relação entre a urgência climática, as migrações maciças e a fome não estão claras para todo o mundo. Isso tem que mudar.”

A jovem fez um breve discurso no dia da cerimônia. (Foto: RFI)

Na cerimônia, além do troféu, foi entregue à ela um cheque de 25 mil euros para impulsionar o projeto. Quando foi anunciada como ganhadora do prêmio, Greta afirmou que iria doar o dinheiro às instituições Care, Greenpeace, Adaptation Fund e 350.org, que lutam contra as mudanças climáticas.

Para participar da premiação, a jovem viajou de trem para mostrar seu comprometimento com a causa ambiental. Por conta da emissão de carbono, ela já havia declarado que não andaria mais de avião. 

Ao todo, foram mais de 100 propostas analisadas pelo júri, formado por 60 jovens. Os três selecionados foram a ativista sueca, o blogueiro saudita Raif Badawi e o fotógrafo chinês Lu Guang.

Hervé Morin, presidente da Normandia, destacou que a jovem “faz parte dessas figuras” que conseguiram que a luta contra a mudança climática fosse um objetivo “coletivo”.

Prix Liberté

O Prêmio Liberdade (Prix Liberté, em francês) surgiu para homenagear soldados da Normandia que arriscaram suas vidas contra as barbáries do nazismo. 

A intenção é que, através do prêmio, a mensagem seja transmitida para o mundo todo e, assim, incentive outros jovens a lutarem pelo ideal de liberdade.

Na cerimônia de premiação de Greta Thunberg, dois veteranos do Desembarque da Normandia (junho de 1944), estiveram presentes.

Fontes: Só Notícia Boa; R7 Internacional


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui