A população mariliense junto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública (SMALP) realizou mais um grande feito ambiental na cidade de Marília.

É mais uma ação do Projeto Doce Futuro e dos projetos Plantas e Peixes e AgroFloresta. Desta vez, o objetivo foi de recuperação das nascentes e das áreas degradadas por queimadas, arborização das praças e canteiros, reflorestamento das áreas de preservação e das áreas verdes na zona norte do município.

Sem medir esforços, as nascentes assoreadas no início do bairro Maracá, localizada ao lado do posto de saúde, foram recuperadas e protegidas através do sistema caxambú. Uma tecnologia que evita o assoreamento por pisoteio de animais ou deslizamentos de terra provocados por erosões ocasionadas por queimadas. Incrível, né?

Foto: Prefeitura Municipal de Marília

O Johnny Thiago Santana, coordenador deste projeto deu a seguinte declaração: “Marília é uma cidade privilegiada em recursos hídricos, porém, infelizmente, durante décadas não houve preocupação em preservar esse grande patrimônio. Hoje, tentamos recuperar e preservar as que encontramos em condições de revitalização. Aqui, no nosso projeto AgroFloresta e Doce Futuro, identificamos duas nascentes com potencial para voltarem a verter água e convidamos nosso amigo Coelho da Aquaponia, coordenador do Projeto Plantas e Peixes, para nos auxiliar nestes trabalhos. Os resultados já apareceram e a água voltou a seguir seu caminho natural. Agora, estamos avançando em uma parceria com um empresário da cidade que ajudará no reflorestamento da mata ciliar. Após a conclusão dos trabalhos, esta nascente será aberta para visitação das escolas e demais interessados para promoção da educação ambiental sobre o tema”.


Animador, né? É ótimo ver e saber das boas ações que estão sendo realizadas em nossa cidade a favor do meio ambiente!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui