Home Marília Marilienses apaixonados por velocidade revivem a história dos carros Turbo

Marilienses apaixonados por velocidade revivem a história dos carros Turbo

0
Marilienses apaixonados por velocidade revivem a história dos carros Turbo

Esse conteúdo é um oferecimento Javep, empresa referência que apoia as boas notícias em Marília.

Anualmente, a cidade de Marília promove inúmeros encontros de colecionadores de carros e motos. Relíquias sobre rodas são espalhadas e despertam muita curiosidade. Em comum entre as máquinas, muitas vezes, estão os potentes motores. Alguns, inclusive, saem do original para alcançarem um rendimento maior.

Encontro de carros antigos e turbinados, em Marília

Entre esses apaixonados pela velocidade, alguns já aderiram a uma nova tendência automotiva: carros populares com motor Turbo, como o Novo Onix e o Tracker. Conversamos com Paulo Wolweeis, profissional do mercado automobilístico. Segundo ele, o diferencial tem atraído muito.

“Quando as pessoas escutam a palavra Turbo, parece que ativa alguma coisa muito boa nelas. A gente sabe que, para muitos, o carro precisa responder em velocidade. Isso tem despertado a curiosidade das pessoas”.

Motores Turbo – Uma realidade acessível

Motores turbo já se tornaram comuns entre os carros de luxo e caminham para ser um padrão entre os carros médios. Hoje, cerca de 20% dos carros vendidos no planeta têm um turbocompressor para aumentar a potência. Além disso, a tendência é que este número passe a 30% nos próximos cinco anos.

Desde que guiados sem abusar do acelerador, algo infame para os apaixonados por dirigir, posto que tais modelos se mostram muito prazerosos ao volante. Cabe ao feliz proprietário aprender as técnicas de economia de combustível e aplicá-las quando conveniente, e curtir o desempenho ao acelerar fundo, sem medo de queimar petróleo.

O turbo, até bem pouco tempo, era aplicado somente em carros esportivos. No entanto, atualmente, tende a ser equipamento obrigatório em todos os motores, não somente em carros de luxo, mas também em carros de passeio. Um exemplo disso, é Tracker LT 1.0 Turbo, que é um dos lançamentos da Chevrolet e o test-drive pode ser feito na Javep.

História

Para entendermos um pouco do motor turbo, temos que voltar para 1903, ano que o suíço Alfred Büchi começou a desenvolver o motor turbo para melhorar a performance de motores. Posteriormente, em 1925, seu sucesso foi alcançado quando ele conseguiu aplicar um turbocompressor em um motor a diesel.

Outro marco na história dos motores turbo veio com o revolucionário Chevrolet Corvair “Spyder”, que foi lançado no mercado norte-americano em 1962, o primeiro carro de grande série a incorporar essa tecnologia.

E nos dias de hoje?

Atualmente, há na Chevrolet inúmeros carros turbos que citaremos adiante. Os veículos da General Motors tem se tornado cada vez mais turbinados, pela essência de se tornar cada vez melhor.

Quem nos acompanha, sabe que o Onix é o carro mais vendido do Brasil há 5 anos. Mas, você sabia que o carro turbo mais vendido no Brasil também é da Chevrolet? Pois é! O Chevrolet Cruze é o possante mais vendido entre os turbinados. Com mais de 19 mil exemplares ao ano.

Carros da Chevrolet que você pode conferir de pertinho

Onix RS 1.0 Turbo

Tracker LT 1.0 Turbo

Equinox 1.5 Turbo

Trailblazer 2.8L Turbo Diesel


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br


Esse conteúdo é um oferecimento Javep, empresa referência que apoia as boas notícias em Marília.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here