Você sabia que a Unesp de Marília oferece diversos projetos para a comunidade?

Como universidade pública, a ideia principal é retornar à sociedade o investimento público feito para que brasileiros tenham acesso a um ensino de qualidade e gratuito.

Existem vários projetos, cada um com foco em um grupo específico, com atividades direcionadas e acompanhadas por alunos, professores e funcionários da instituição, sempre pensando na integração da comunidade acadêmica com os moradores da cidade.

Dois dos projetos mais populares e abrangentes são o Cursinho Alternativo da Universidade Estadual Paulista (CAUM) e o Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI).

Com propostas diferentes, o primeiro foca em alunos de escolas públicas recém formados no ensino médio, o segundo incentiva o acesso dos idosos à universidade.

Cursinho Alternativo da Unesp de Marília

O Cursinho Alternativo nasceu em 1998, após uma série de discussões sobre a preocupação com o acesso de alunos de escolas públicas e de baixa renda à universidade pública, historicamente mais prejudicados pela falta de recursos à educação.

O Cursinho propõe aulas preparatórias gratuitas para o vestibular para esse público específico, por entender sua maior necessidade nessa questão.

Preocupa-se, além das questões de conteúdo, com a formação crítica e com o desenvolvimento cultural dos alunos matriculados. 

O cursinho é administrado integralmente por docentes e alunos da graduação da Unesp de Marília, esse ano foram ofertadas 140 vagas, sendo 30 delas destinadas exclusivamente à estudantes com deficiência auditiva.

Se você tem interesse e quer saber mais sobre o projeto, é possível acessar a página do CAUM no Facebook, ou através do telefone (14) 3402-1300.

Universidade Aberta à Terceira Idade

Percebendo a falta de integração e o difícil acesso de idosos ao conhecimento produzido pela universidade, a proposta de criar uma ação permanente voltada a esse público nasceu em 1995.

Desde então, são ofertadas diversas atividades relacionadas a educação, saúde, artes, literatura, ecologia e política, além de palestras semanais sobre atualidades, oficinas de leitura, teatro e cinema.

Em entrevista a TV Unesp, a coordenadora do projeto, Professora Maria Cândido del Masso explica o vínculo da universidade com a terceira idade e as ações ligadas a inclusão e integração social desse grupo em ambiente acadêmico.

Mais detalhes sobre a UNATI você confere através da página oficial, ou pelo telefone (14) 3414-9594.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui