Neste mês de abril, o Marília Atlético Club (MAC) comemora 80 anos de muita bola em jogo. Uma história de muitos gols e vitórias que levaram o nome da cidade para todo o Brasil.

Arquivo MAC

A alegria e diversão de uma partida de futebol, com toda certeza, é uma paixão nacional. O país do futebol tem raiz da bola no pé e a cidade de Marília mostra este amor através do seu time do coração. Uma admiração e respeito firmado pela torcida azul e branco, com raça o MAC faz história desde 12 de abril de 1942.

Arquivo MAC
Arquivo MAC

Marília Atlético Clube é a agremiação esportiva da cidade de Marília e seu estádio é o Bento de Abreu Sampaio Vidal, o popular Abreuzão, suas cores oficial são azul e branco.

Seu primeiro nome foi Esporte Clube Comercial fundado por Benedito Alves Delfino e já conseguiu em apenas um ano de existência ser consagrado Campeão Amador do Interior. Em 11 de julho de 1947, recebeu um novo nome e passa a se chamar Marília Atlético Clube.

No ano de 1953, se profissionaliza e deu início as partidas na segunda divisão do Campeonato Paulista, herdando a vaga deixada pela Associação Atlética São Bento, outra time de futebol que existia na época. Mesmo sendo da mesma cidade, os dois times eram apreciados pelos torcedores e não haviam rivalidades entre os clubes, faziam uma espécie de “revezamento” entre ambas as equipes quando uma disputava um campeonato a outra ficava no amador ou em divisões diferentes.

Punição

O MAC disputou seu primeiro Campeonato Paulista em 1953, um momento muito especial por ter sido a estreia como equipe profissional, porém um grande contratempo marcou este episódio, já que na partida final que daria acesso à elite do paulistão o time perdeu e a torcida raivosa causou um briga em campo levando a equipe a perder todos seus pontos por punição.

Crises

O time de Marília ficou na 2ª Divisão até 1957 e não conseguiu o acesso à elite estadual devido a uma crise financeira, o clube voltou ao amadorismo. Já em 1965, teve um breve retorno a equipe de profissionais e disputou o Campeonato Paulista da 3ª Divisão, mas 1966 o clube novamente vai para a categoria de amador, ficando quase sem expressão.

Mascote

As coisas começam a melhorar em 1969,quando um grupo de amigos da cidade se unem e reativam o Marília Atlético Club e criam o concurso do mascote da equipe e consagram o Tigre como o representante da força e garra da torcida e dos jogadores. Símbolo de resistência, o tigre traz este foco e a astúcia para fortalecer a equipe.

Arquivo MAC

Novas conquistas

Foi nesta energia de renovação que o time passou a ser liderado por Pedro Sola que se tornou presidente do clube e fez o MAC voltar ao profissionalismo. Em 1971, a equipe consegue o acesso à elite do futebol paulista, tornando-se a primeira equipe da cidade a disputar a Primeira Divisão. Isso fez com que o time alcançasse um número expressivo de torcedores e muita festa e alegria para cidade que teve seu nome conhecido em todo Estado.

Em 1974, ganhou o Paulistinha e o Troféu José Ermírio de Moraes Filho, torneio criado pela FPF com a finalidade de dar atividade para os clubes da Divisão Especial que se encontravam desclassificados. Para fechar com chave de ouro a década de 70, o clube tornou-se campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 1979.

Arquivo MAC – 1973
Arquivo MAC – 1985

O Marília permaneceu na elite do Futebol Paulista até 1985 e novamente cai para a segunda divisão. Em 1990, foi promovido para o chamado Grupo 2 da Primeira Divisão atual séria A2. É em 2002 que tem uma nova guinada e nova atuação de crescimento conquistando o título da Série A2 do Paulista e realizando a primeira final no Abreuzão conseguindo acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.

Arquivo MAC

No Campeonato Brasileiro da Série B, o time conquista destaque em âmbito nacional e realiza partidas marcantes como a do Campeonato Paulista de 2005 vencendo o Corinthians em casa. Foram anos de glória para o time que tem nova crise em 2009, o clube é rebaixado e mesmo com toda luta e investimentos o time não consegue nova recolocação para a classe de elite.

Mas, mesmo entre altos e baixo, o MAC sempre esteve presentando este esporte tão amado e respeitado buscando seu lugar nos campos. Na Série A3 de 2013, o tão sonhado acesso veio com uma campanha de recuperação. Após dois anos na terceira divisão Paulista, o Marília A.C. retorna para a Série A2. E em 2014, conquista novo acesso ao Paulistão.

Arquivo MAC – 2022

Hoje, o MAC está disputando a séria A3 do Paulistão e leva seus fortes e fiéis torcedores aos jogos com muita raça e tradição como diz o coro do seu hino.

Hino do time

E… e… o…
É o MAC que chegou
Com raça e tradição
MAC MAC Campeão (bis)

Marília, sua força e sua raça
Toque de bola que alegra essa massa
Alvi-celeste que balança o Abreuzão
Salve, Salve o Tigrão

Azul e branco, a cor da nossa nação
Marília, é você a minha paixão
Essa torcida a ti declara o seu amor
Marília, sempre, sempre vencedor

Para ouvir o Hino do MAC, acesse:

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui