Os recursos de Georreferencia ajudam a população a encontrar entes sepultados nos cemitérios das cidade.

Embora seja o destino de todas as pessoas, a morte de um ente querido é uma experiência dolorosa.  Os procedimentos de velório, sepultamento ou ainda cremação, são como rituais de passagens que de alguma forma ajudam a amenizar a dor das pessoas enlutadas e auxiliam a lidar com a ausência que ficará.

Breve Histórico dos Cemitérios em Lins

Há pouco escrevemos um artigo contando sobre os locais em que já receberam sepultamentos  antes  dos 2 cemitérios existentes na cidade atualmente. Você pode acessar o artigo Clicando no link abaixo:

Você sabe onde era o primeiro cemitério em Lins? Surpreenda-se!

Há registros antigos de sepultamentos oficiais em Lins datados em 1920. Ainda é possível encontrar uma certidão de óbito datada de 1918.

Mausoléu no Cemiterio da Saudade

Uma curiosidade

Antigos funcionários e moradores da cidade relataram que os corpos eram enterrados, e as pessoas tinham até 7 anos  para efetuar a compra de perpetuidade da sepultura. Eram sepultados em terra e recebia uma estrutura de concreto, chamada de “meia carneira.” Os antigos registros dos livros relatam que até 1926 existiram cerca de 1500 sepultamentos, mas apenas 34 deles efetivaram a perpetuidade.

Os números

O cemitério da saudade é composto por mais de 50 mil pessoas sepultadas, tendo 23 quadras com aproximadamente 300 jazigos em cada uma delas e a área não possui mais terrenos à venda.

Mas afinal, como saber onde o ente querido está sepultado?

Desde 2006 o cemitério da Saudade conta com um sistema digital para consultas de localização das pessoas sepultadas. O Serviço é um desenvolvimento da CTGEO e se chama CTGIS · Cemitério, sendo Lins uma das cidades pioneiras na implantação de serviços como este.

Com ele é possível a localização de jazigos, através de consultas diversificadas e ainda On Line. Para acessar não é preciso realizar cadastro. É necessário ter em mãos apenas o nome do sepultado. Mas do que isso, o serviço ainda conta com informações como a data do sepultamento e a possibilidade de visualização de registros fotográficos e vista superior da planta dos cemitérios. Os dois cemitérios da cidade estão catalogados. Para acessar clique no link abaixo:

Quero acessar o Serviço de pesquisa ON LINE

Atente-se para escolher qual dos cemitérios na barra superior esquerda e a partir daí, o uso é bastante intuitivo.

Te convidamos ainda para ler uma matéria contando um pouco do dia a dia da Dona Catarina, que realiza limpeza dos túmulos nos dois cemitérios. Além de conhecer o dia a dia do trabalho dela, ainda poderá ler uma história que ela contou que sacudiu o Brasil inteiro e nos deixou arrepiado. Basta clicar no link abaixo:

A faxineira de túmulos de Lins e a história que nos deixou arrepiados

Ainda temos um artigo contando um pouco sobre o mausoléu instalado na praça Cel Joaquim Piza. Veja:

Quem são os guerreiros homenageados em praça pública de Lins?


Gostou de conhecer este recurso em nossa cidade? Aproveite e compartilhe para que mais pessoas tenham acesso.

FacebookSolutudo Lins Instagram@solutudolins

4.7/5 - (3 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui