É de dar orgulho aos linenses a Praça Coronel Piza. Cada vez mais florida, limpa e iluminada, o espaço tem se tornado cada vez mais “point” dos moradores da cidade de todas as idades, mas você sabe quem foram os guerreiros que são homenageados na praça?

Vista parcial da praça Coronel Piza. Imagem da internet

O Mausoléu

Dentre os atrativos do local, encontramos um monumento especial. É o Mausoléu dos Soldados Constitucionalista. Lembra do feriado estadual comemorado sempre no dia 09 de Julho? Trata-se da memória da Revolução Constitucionalista de 1932.

Em resumo, o movimento tentou impedir a continuação do governo provisório de Getúlio Vargas, instaurado em 1930. Os revolucionários exigiam uma nova Constituição e eleições presidenciais. Foram três meses de conflito. Clique aqui para entender um pouco mais desta data do calendário estadual.

São quatro voluntários ali homenageados: Vitoriano Borges, Mário Camargo, Rosalino Silva e João Batista de Araújo.

Para facilitar a localização do monumento, demarcamos nesta imagem aérea (quadro lilás) o exato ponto em que o mausoléu está construído

Mais informações

Além da homenagem produzida em praça pública, os voluntários também denominam importantes ruas do município.

Anualmente o local recebe atos cívicos em comemoração a revolução de 1932, contanto com a presença de familiares, autoridades locais, militares e população.

Que tal você contar pra gente outros locais interessantes da nossa cidade?


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui