Você conhece a Vinícola e Restaurante Casagrande? Ela fica localizada em Lençóis Paulista, na Rodovia Osny Mateus, Km 111-8, no tradicional bairro de famílias de imigrantes italianos, a Rocinha! Mas você sabe sobre a história do local? Como são produzidos seus produtos? 🍷🧀

Uma parte do lado externo da Vinícola

Família Casagrande

Tudo começou quando uma pequena família da Itália veio para o Brasil, com o sobrenome de Casagrande. Esses imigrantes desembarcaram durante o século 19 em Santos-SP, e com o tempo imigrantes foram se espalhando e se hospedando na cidade de São Paulo. Alguns pegaram um trem, que ia em sentido uma cidade muito conhecida por nós: Lençóis Paulista!

Cultivo de uvas.

Ponto de encontro

Já instalados em Lençóis Paulista, no bairro da Rocinha, os imigrantes passaram a cultivar plantio de uvas e também o desenvolvimento da fabricação de vinhos. A residência da Família Casagrande no local se tornou um ponto de encontro de toda a comunidade italiana na cidade.

Vinhos Casagrande

Água e energia

Os problemas também não foram fáceis. Não havia, de início, água potável e nem energia elétrica. A água era retirada de um poço com cerca de 20 metros. Já a energia resolvia-se devido a construção de uma barragem no Rio Lençóis.

Após um período, a família conquistou um grande cata-vento, vindo do exterior, que ajudava a abastecer a caixa d’água. Atualmente, o cata-vento ainda se faz presente e encanta a todos os visitantes.

O famoso cata-vento da Vínicola Casagrande

Produtos

Se você é um amante de vinhos e se interessa pela história da imigração italiana no Brasil, em especial no interior do estado de São Paulo, vai se encantar com todo o espaço da Vinícola e Restaurante Casagrande. É possível você se deparar com maravilhosos queijos, doces, embutidos, o presunto parma, além de uma deliciosa degustação de vinhos!

Além da vinícola, os visitantes podem experimentar uma gostosa comida caseira no restaurante, que funciona aos sábados e domingos. Desde 1889 o espaço encanta visitantes e está sempre se reinventando, com seu charme.

Produtos diversos a venda: de queijos e embutidos até sucos, vinhos e cachaças
Algumas bebidas à venda, na Vinícola

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui