Lençóis Paulista é uma das cidades mais antigas do Centro-Oeste Paulista. Fruto da freguesia de Botucatu, há mais de 160 anos é lar de histórias e memórias incríveis.

Fato é: Muito de sua arquitetura original se perdeu com o avanço da modernidade e o rolo compressor do progresso. Porém, um grande prédio se ergue. Um dos últimos que se mantém devido ao seu tombamento como patrimônio histórico.

Grupo Escolar Esperança de Oliveira – Foto: Acervo PMLP – Reprodução

Fundação

No início dos anos 1900, Lençóis possuía diversos pontos de educação. Pequenas salas de aula espalhadas pelas diversas terras que compunham o município. Muitas dessas se desmembram distantes, já em cidades que são frutos dos diretos da nossa Boca do Sertão.

E para lidar com um corpo estudantil tão vasto e distante, foi reunida uma assembleia de Docentes. Professores de salas que hoje estão em áreas rurais e cidades, como Borebi, juntamente com os de locais de educação mais ao centro de Lençóis Paulista propuseram a existência de um lugar que unisse a educação municipal.

Jardim do Grupo Escolar Esperança de Oliveira – Foto: Acervo do Centro de Pesquisa Histórica de São Manuel via Blog – Reprodução.

Salas separadas

Em 1913, a construção se iniciou atendendo o pedido dos professores. E tão logo, no ano seguinte, a cidade recebia seu majestoso prédio de educação, onde na época foi chamado de Grupo Escolar. Nome este que permanece na fachada até hoje.

No ano de 1914, as aulas seguiam a todo o vapor com duas salas grandes de atuação, atendendo dezenas de alunos. No prédio principal, logo à frente, se encontravam as turmas de meninos e no galpão dos fundos as meninas recebiam suas aulas.

O complexo educacional recebera uma construção tão fortificada e poderosa que ainda hoje se mantém em pé.

Galpão do Grupo Escolar Esperança de Oliveira – Foto: Acervo do Centro de Pesquisa Histórica de São Manuel via Blog – Reprodução.

O Patrono

Em 1942, o Grupo Escolar foi rebatizado, agora chamando-se G. E. Esperança de Oliveira em homenagem ao patrono de mesmo nome que fora um marco na educação e luta contra o analfabetismo na cidade.

Vale lembrar que contamos a história de Antonio Esperança de Oliveira aqui.

Antonio Esperança de Oliveira – Foto: PMLP – Reprodução

Escola

Depois de tantas transformações, a última e mais importante chegou. Em 1999, o título “Grupo Escolar” foi substituído por um mais condizente. Afinal, existiam apenas escolas em Lençóis. Assim, o G. E. foi rebatizado para Escola Municipal de Ensino Fundamental Esperança de Oliveira. E, hoje, 108 anos depois de sua fundação, permanece como o lar dos importantes primeiros anos de centenas de alunos.

Placa do Grupo Escolar Esperança de Oliveira – Foto: PMLP – Reprodução

Leia também: Antonio Esperança de Oliveira: Quem foi o patrono da escola centenária de Lençóis?


E você, estudou nesta escola?

Conta pra a gente nos comentários!


E você quer ficar por dentro de todas as boas notícias de Lençóis? É só acessar o link aqui para participar do nosso grupo exclusivo de reportagens!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário ali embaixo, isso nos incentiva demais!

E se você conhece alguma história que merece ser contada aqui na Solutudo envie para sugestã[email protected]!

Ou

Fale com o autor!


Fique por dentro dos detalhes de Lençóis seguindo
as nossas redes sociais:

Clique aqui e siga o Instagram / Clique aqui e curta nosso Facebook!

#solutudodebom!

4.7/5 - (6 votes)

1 COMENTÁRIO

  1. Estudei…. E tenhobo prazer de ter minha filha estudando lá também, o porão era repleto de assombrações, o “Seu Vorne”, assim conhecido era um senhor sempre animado e bonzinho já a “tia Marines”, era rígida e imparcial, ela botava medo na gente, kkk, mas posso dizer era a dose correta que todos precisavam, o som do badalar do sino, ainda ecoa na cabeça, fiquei triste só vê-lo no museu, não poderia sair da escola faz parte dela, mas enfim ótimas recordações, ainda adoro passear pela escola quando posso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui