Eu sei, você acordou a semana toda pela manhã congelando, não é mesmo? Os dias se tornaram frios de uma hora para outra e toda a nossa sub-região está sentindo a forte onda fria batendo na porta. Mas, afinal, o que está acontecendo? Por que está tão frio em Lençóis Paulista? Eu explico:
La Niña
Existem duas grandes explicações sobre o frio fora do comum. E uma delas é o La Niña, um fenômeno que derruba as temperaturas e que pode ocorrer durante boa parte do ano, inclusive no verão.
Estamos enfrentando a semana mais fria do ano, fruto deste fenômeno, porém já percebemos sua chegada há algumas semanas, como na transição do mês de março para abril e de abril para maio. São ondas de temperaturas baixas que conectam com a segunda explicação.
Massas de Ar Polar
Em um dia está extremamente quente, no outro a temperatura despenca e você já se pergunta: “Quantos graus está em Lençóis?” e percebe que o frio dominou a cidade, mais rápido que o esperado. No dia seguinte, por sua vez, o clima já mudou novamente. Então, o que houve? A resposta é: a passagem de uma massa de ar polar.
Massas de Ar Polar ou Ventos Polares são fortes blocos de nuvens de baixas temperaturas trazidas pelas movimentações dos ventos no globo. O Brasil sempre sente com maior intensidade a chegada devido a sua proximidade na região Sul com o Polo logo abaixo.
As massas invadem nosso país e se espalham até se dissiparem, o que acontece depois de dominarem todo o Sul, Sudeste e Centro-Oeste, derrubando as temperaturas e desestabilizando o clima.
Um novo dia mais frio?
Ainda tem o risco de esta longa camada de massas polares não se dissipar a tempo de dar um espaço razoável entre o outono, estação atual, e o vindouro inverno. Sendo assim, sentiremos um grande longo inverno, porém o clima é instável e todos os dias se altera.
O maior medo vem dos agricultores, pois como sabemos, no ano passado sofremos o dia mais frio da história de Lençóis e, desde então, seguimos em alerta, para cada frente fria o mesmo medo retorna. Todo o cultivo da região que é abastecida pela agronomia entra em alerta.
Torcemos pelo melhor e que dias mais quentes venham antes do definitivo inverno.
Leia também: Congelante: Descubra como foi o dia mais frio da história de Lençóis Paulista
Que venham dias mais quentes!
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário ali embaixo, isso nos incentiva demais!
E se você conhece alguma história que merece ser contada aqui na Solutudo envie para sugestã[email protected]!
Ou
Fique por dentro dos detalhes de Lençóis seguindo
as nossas redes sociais:
Clique aqui e siga o Instagram / Clique aqui e curta nosso Facebook!