Você já deve ter ouvido o nome Padre Salustio Rodrigues Machado em Lençóis Paulista ou em municípios vizinhos, mas afinal quem foi ele? E qual sua importância para a cidade e região?

Fase como seminarista

Atualmente o nome Padre Salustio Rodrigues Machado é frequente na vida de muitos lençoenses que passam diariamente pela avenida que carrega seu nome, porém muitos não fazem ideia de sua história.

Nascido em 3 de junho de 1897, em Laranjal Paulista, Salustio foi seminarista em Botucatu na companhia de Dom Lúcio, bispo da época. Por muitas vezes visitou Lençóis Paulista enquanto tratava de assuntos da Diocese, onde se apaixonou pela cidade e fez amigos e admiradores.

Se tornando padre

Se formou e foi consagrado Padre em 1920 e no ano seguinte assumiu o comando da paroquia de Bocayuva, hoje chamada Macatuba.

Em Macatuba, Padre Salustio ergueu a Matriz de Santo Antônio e então retornou a cumprir ordenanças na diocese em Botucatu. Sua devoção o levou a diversos cantos e trabalhos pela Igreja como a construção da Catedral de Botucatu, a Matriz de Avaré, onde foi Vigário, e até a fundação do Instituto de Instrução Sede Sapiente.

Presença em Lençóis Paulista

Em 1 de Janeiro de 1939, Padre Salustio assumiu a paróquia Nossa Senhora da Piedade de Lençóis Paulista, onde se manteve por 16 anos e sempre trabalhou firme pelo avanço da cidade.

Cabeceou a construção da Matriz Nova junto com figuras notórias que hoje, assim como ele prestigiam a cidade com seus nomes em ruas e avenidas, como Lídio Bosi e Francisco Raddichi. O padre também teve o privilégio de ver sua amada matriz ser inaugurada 2 anos antes de sua morte.

Falecimento

Em 5 de Julho de 1955 o amado padre faleceu e deixou um legado de alegria, esperança e dedicação à cidade. 16 anos após seu falecimento, seu corpo foi trazido de volta para Lençóis Paulista e novamente foi sepultado, agora em sua tão querida igreja onde novamente seus amigos e admiradores puderam lhe prestar suas devidas homenagens mais uma vez.

4.7/5 - (3 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui