O papel do farmacêutico vai muito além de vender um remédio. Conversamos com a Caroline Fonseca, que trabalha ao lado da mãe, Silvéria Fonseca, na Drogaria Caju de Lençóis Paulista. Ambas são farmacêuticas e explicam que a atenção farmacêutica é uma prática que ajuda o cliente a entender os objetivos do remédios e os cuidados que se deve ter com eles.

“Além de ver o cliente como alguém que vai vir comprar, a gente também vê ele como uma pessoa. Então, a gente faz uma anamnese: se chega com dor de cabeça, perguntamos tudo e se ela está abatida, conversarmos pra tentar entender”

A atenção farmacêutica funciona como um diferencial competitivo para a Drogaria Caju. Ao ter um atendimento humanizado, ela conseguiu conquistar um público que demanda esse cuidado: os idosos. Segundo Caroline, a maioria dos clientes são da terceira idade e têm maior necessidade de informações. Ou, simplesmente de conversar.

A maior parte do público da drogaria é idoso, e a Caroline garante: eles voltam por causa do atendimento atencioso. (Foto: Reprodução/Unsplash)

Além disso, não basta oferecer um atendimento exclusivo, a concorrência também demanda um preço competitivo. Por isso, na Caju a Caroline sempre busca oferecer um preço mais baixo, e são poucas as vezes em que ela não consegue um desconto. Ademais, para quem está há tanto tempo no mercado, simpatia e bom preço sempre conquistam.

Negócio de família

Não foi sempre que a família Fonseca esteve no comando do negócio. Foi a mãe de Caroline que começou a trilhar esse caminho. Há 25 anos, começou a trabalhar na drogaria e nunca deixou a área. Nesse meio tempo, há 12 anos, decidiu comprar a farmácia e, há seis, com 38 anos, Silvéria decidiu que se especializaria. Mas, para se especializar no ramo, teve que se esforçar.

“Primeiro foi a minha mãe, ela foi fazer o curso de farmácia na faculdade, por causa da drogaria. Mas foi sofrido pra ela, por causa da idade, de ter que cuidar da casa, responsabilidades” 

A vontade de estudar farmácia era tanta, que a mãe de Caroline se dedicou e concluiu os estudos. Dessa forma, ao ver o esforço da mãe e sempre passar o dia a dia na drogaria, Caroline também se apaixonou pela farmácia. Assim, optou também por seguir a carreira de farmacêutica.

Outro ponto de virada para a família foi a mudança de endereço da drogaria. O que demonstra a importância de sempre estar alerta para as oportunidades de negócio. Como conta a Caroline:

“Antes, a gente tinha a drogaria na rua da frente. Mas, depois surgiu a chance de ir pra avenida, o que deu uma visibilidade maior para a drogaria. Essa mudança aconteceu faz 6 anos”

No novo local, a família Fonseca continua prestando um atendimento único para seus clientes, apostando no tato humano para oferecer o melhor serviço farmacêutico.

Até o slogan da Drogaria Caju combina com o serviço prestado, o importante é o cliente! (Foto: Reprodução/Facebook)

Serviço

  • Drogaria Caju
  • Endereço: Rua Rosa Romani Leda, 10 – Jardim do Caju II (Esquina com a Avenida Jácomo Augusto Paccola)
  • Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 19h. Sábado, das 8h às 16h e domingos, das 9h às 12h
  • Telefone: (14) 3264-6646/ (14) 99727-6629 (WhatsApp)
  • Facebook

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se vocêconhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui