Todos nós levamos os tempos de escola no coração e com muito carinho. Em Jaú, escolas históricas é o que não faltam, sendo elas particulares ou públicas. A Solutudo Jaú listou 10 curiosidades sobre diversos colégios da cidade.

1. A escola mais antiga de Jaú

Construída em 1900 e inaugurada em 17 de junho de 1903 pelo arquiteto José Van Humbeeck, a escola Dr. Pádua Salles foi a primeira de Jaú e é reconhecida por ser uma das melhores da cidade e seu prédio se destaca pela arquitetura moderna para a época.


2. A escola que foi cenário de filme

Em 2017, a escola Dr. Domingos de Magalhães foi cenário para o filme “O Diário de Ofélia”, foi produzido pelos próprios alunos e a história se passa na época de ouro do café em nossa cidade.


3.  A escola que já foi cemitério

Reza a lenda que a escola Major Prado foi um cemitério indígena, o que não é verdade, o lugar foi sim o primeiro cemitério de Jaú, mas não indígena. Leitores da Solutudo Jaú relataram que na época que estudaram lá foram encontrados ossos e crânios quando construíram o porão.


4. A escola campeã em handebol

Nos anos 90 não tinha para ninguém, o time feminino da escola Tolentino dava um show no handball e fizeram bonito ganhando cinco vezes o campeonato regional com o professor Paulo Barba.


5. A escola que recebeu Marcos Mion

Em 2016 surgia um fenômeno jauense! A menina Lorena, criadora do canal Careca TV que ficou famosa em todo o Brasil por sua batalha contra o câncer. O apresentador Marcos Mion veio até Jaú na época para entrevista-la e foi até a Escola Academia onde ela estudava.


6. A escola com acervo histórico

O colégio Fundação tem um amplo acervo de arquivos históricos. A biblioteca conta mais de 40 mil itens entre livros, revistas, monografias, etc. Inclusive lá você encontra todo o acervo preservado do Jornal Comércio de Jahu.


7. A escola com nome inspirado em um autor famoso

Inaugurada em 1969 a escola Pequeno Príncipe recebia crianças entre 3 e 6 anos, mas em 1975 é inserido o ensino fundamental e o colégio muda de nome para Saint Exupery em homenagem ao autor do livre “O Pequeno Príncipe.”


8. A escola referência em ensino de idiomas

A escola Major Prado também é conhecida pelo CEL (Centro de Línguas). Criado em 1989 o curso oferece gratuitamente aos alunos aulas de inglês, espanhol e francês.


9. A escola com o primeiro laboratório de ciências

A escola Caetano Lourenço de Camargo, mais conhecida como Instituto, tem o primeiro laboratório de ciências de Jaú, além de um acervo com vários equipamentos para estudos científicos e até animais preservados em vidros com formol.


10. A escola e suas memórias

Tem aquele ditado “Do terceirão para a vida”, mas raras são as vezes que essas amizades perduram. O que não é o caso da turma de 1968 da escola Caetano Lourenço de Camargo, que 51 anos depois da formatura se juntaram para um reencontro lindo.

Conta pra gente nos comentários, em qual escola você estudou em Jaú? E quais são as lembranças e curiosidades daquela época?

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui