Construída em 1955 a Piscina de Jahu foi ponto de referência regional, atraindo para o Município pessoas de várias cidades para as competições. Com projeto considerado arrojado para a época foi construída com base na concepção modernista, pelo Engenheiro Arquiteto Oswaldo Corrêa Gonçalves, e inaugurada em 25 de outubro de 1955.

Inicio da reforma na Piscina Municipal de Jaú – foto: Prefeitura da cidade

Segundo a Secretária adjunta de Projetos, Engenheira Ana Luiza Grizzo Bertoldi, o local vai passar por outras intervenções: “vamos repor azulejos e adicionar pintura epóxi, adequada para este serviço; o ladrilho de cimento da borda será trocado por pedra, que proporciona maior conforto térmico; motor, bomba e filtro serão trocados; vamos instalar blocos de saída para piscina; e colocar raias.” A previsão é que a obra seja concluída até junho.

E você sabe quem já frequentou nossas piscinas? Renata Burgos. Renata é jauense e atleta de natação.  Ela participou dos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, representando o Brasil no revezamento 4×100 metros nado livre.

Fotos da participação da nadadora em Atenas

“Comecei a nadar aos 07 anos de idade para acompanhar minha irmã. Ela tinha bronquite e a natação foi indicada para ajudar no tratamento e, para eu não ficar sozinha em casa, minha mãe me colocou também. Aos 09 anos, eu escrevia em minhas redações de escola que queria ir para as olimpíadas de 2000. Mas eu não tinha nenhuma noção de como fazer para chegar lá. Desde então, passei a treinar e participar de competições”.

CURIOSIDADE

Renata foi a terceira atleta brasileira a pular na água e ajudou a marcar o novo recorde sul-americano da prova, com 3min45s38. “Representei equipes de Jaú, São Paulo, Ribeirão Preto e Indaiatuba em Campeonatos Paulistas, Brasileiros e Jogos Abertos. Em 2003 conquistei 2 medalhas de bronze na Copa do Mundo e fiz o índice para participar do Mundial Universitário na Coréia do Sul, e no ano seguinte, fiquei entre os 4 melhores tempos para representar o Brasil nas Olimpíadas. Graças à natação conheci várias cidades dentro e fora do Brasil e fiz 2 faculdades com bolsa de estudo” – relembra.

Algumas das participações de Renata em campeonatos oficiais

CRAVADA NA HISTÓRIA

A piscina municipal foi onde ela começou, por isso tem um carinho muito especial por esse lugar! Renata aprendeu a nadar na escola Pinguinho de Gente, e depois disso, aos 7 anos, foi nadar na chamada Piscina do Parquinho, que existia em frente a Santa Casa. Depois disso o Professor Moschetta, que faleceu recentemente, a viu nadando e a levou para a equipe na Municipal. Foi aí que tudo começou! Os treinos, as viagens, as competições e também as conquistas.

Renata em uma das competições no Brasil

“Nadei por Jaú dos 9 aos 18 anos. Depois recebi um convite para nadar no Pinheiros em São Paulo. Depois de 2 anos parei de nadar e voltei já em Ribeirão Preto onde fiquei até os 31. Representei o Clube de Campo de Piracicaba, a cidade de Indaiatuba e Jaú nos Jogos Regionais e Abertos depois disso. Neste período voltei a treinar em Jaú e fui acolhida na Academia do Tito Coló treinando lá por quase 8 anos.”

QUASE UM LIVRO

Renata ainda não parou de nadar e lembra com carinho dos treinos, das risadas, dos treinos de madrugada antes da aula, das dificuldades financeiras para conseguir participar das competições, do pai colocando o carro na estrada para levar ela e outros atletas (e muitas vezes ele mesmo dirigindo). “Lembro dos dias de frio quando a piscina era gelada e fazíamos somente a parte física fora d´água, da chegada da caldeira, de pular do trampolim, dos amigos, das cidades que conheci. Enfim, todas as lembranças dariam para escrever um livro!” – brinca.

De volta as competições 12 anos atrás – Foto: F.L Píton

Atualmente só ficou parada por 6 meses quando voltou de São Paulo e agora durante a pandemia. “Digo que sou uma “quase” ex-atleta, mas ainda não quero parar de nadar não. Mesmo que seja em um número menor de competições no Master.”

________________________________________________________________________

Esse conteúdo é um oferecimento da Imobiliária Jaú, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Jaú.

5/5 - (3 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui