Sair para tomar um sorvetinho aos domingos, após o almoço em família, é um hábito de muitos de brasileiros. E em Fernandópolis, há 60 anos a sorveteria do Natal vem contribuindo para o sucesso deste delicioso costume.

Quando em 1949, o senhor Shiguero Uetanabara e sua família se mudaram para a cidade, não imaginavam o caminho que viriam a percorrer. Trabalhando na época com agricultura, ele e seus dez irmãos tentavam ganhar a vida na nova cidade.

Alguns anos depois, o senhor Natal, como é mais conhecido, deixa Fernandópolis em busca de novas oportunidades e em 1960 retorna para a cidade. Dois anos depois, em 1962, surge a oportunidade de comprar o ‘Nosso Bar’, um estabelecimento bem localizado na centro da cidade.

Antigo ‘Nosso Bar’ e casal de idealizadores Natal e Mitie Uetanabara. Fotos: Google Maps e acervo pessoal Mitie Uetanabara.

Além de bebidas, eram vendidos salgados e sorvetes de receitas que os novos proprietários receberam e foram aperfeiçoando com o passar do tempo.

Durante anos, todos os 11 irmãos ajudavam no bar que funcionava todos os dias da semana, muitas vezes até as 24 horas. Aos poucos, os irmãos foram seguindo caminhos diferentes, mas Fernando e Natal tomaram à frente e se tornaram referência como bar e sorveteria da cidade.

Quando dona Mitie Uetanabara, esposa de Natal, decidiu trabalhar efetivamente no local, aprimorou a receita de salgados de tal forma que passaram a ser reconhecidos também por suas coxinhas com massa de mandioca.

Uma coxinha, um refrigerante e sorvete de ameixa para finalizar. Este foi o menu mais apreciado pelos fernandopolenses por muitos e muitos anos.

Em 2015, com mais de 50 anos de muito trabalho duro, para a tristeza de muitos, a família decidiu fechar as portas do Nosso Bar. Havia chegado o tempo do casal descansar da rotina diária do comércio.

Três gerações da família Uetanabara. Foto: Acervo pessoal Mitie Uetanabara.

Devido aos muitos pedidos da população, menos de um ano depois, uma das filhas de Mitie e Natal, decidiu abrir em outro local a Sorveteria do Natal, um estabelecimento focado apenas em sorvetes, mantendo as principais receitas do pai.

Hoje, já somando 60 anos de tradição, a família Uetanabara continua produzindo seus sorvetes e proporcionando a população a oportunidade de compartilhar o ritual do sorvete do Natal, de pai para filho ou até para os netos!


O sorvete do Natal também fez parte da sua história? Conta pra gente!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Fernandópolis e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui