Se você mora em Fernandópolis e é do tipo de pessoa que não perde uma feira na cidade, provavelmente já encontrou a Natalia Porto por aí! A artesã que vem se destacando cada vez mais por seus belos trabalhos manuais está sempre expondo seus produtos, acompanhada de suas amigas e também artesãs da Associação Fernandopolense de Artesãos (AFA).

Quem vê a beleza e qualidade dos artesanatos de Naty, não imagina os caminhos pelo qual ela percorreu para chegar até ali. Sua história com a arte começou muito cedo, quando assistindo sua mãe manusear sua máquina de costura a pequena sonhava em um dia possuir seu próprio equipamento e poder criar qualquer peça que sua imaginação permitisse. Com apenas sete anos, aprendeu as técnicas do crochê e aos 12 já fazia bordados que aprendera com sua mãe.

“Sempre fiz minhas coisinhas, crochê, bordado e até me arrisquei na pintura algumas vezes”, conta Natalia.

Primeira vez em que Naty participou da Feira de Artesanato/ No evento internacional do Projeto Entre Rios. Fonte: Acervo Natalia Porto

Ao longo dos anos, Natalia buscou conhecimento em áreas distintas ao artesanato, se formou no Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM), depois em Técnica em Informática, Técnica em Administração pelo ETEC e ainda, em 2009, realizou sua graduação em Ciências Contábeis na Fundação Educacional de Fernandópolis. Já distante do artesanato, em 2012, ela iniciou em um emprego na Folha de São Paulo em Fernandópolis, mas sempre relembrando os bons tempos em que produzia biquínis de crochê para suas amigas e possuía contato diário com o artesanato.

Primeira participação da AFA na Expo Fernandópolis em 2017. Fonte: Acervo Natalia Porto

Em 2014, com o coração já repleto de saudade, Naty decide mudar de vida e investir no antigo sonho de criança, o de ser artesã! Com o apoio incondicional do marido, Daniel Trindade, ela compra uma máquina de costura e embarca em uma nova jornada de aprendizado.

“Nunca tive uma aula presencial de costura, aprendi tudo pela internet, pesquisando até como passar a linha na agulha da máquina”, relembra a artesã.

Após dois anos de muito estudo e dedicação, em 2016 ela participou de sua primeira feira de artesanato na cidade. Aos poucos, foi fazendo amizades e já não perdia uma edição da famosa feira na Praça Central. Em 2017, Natalia e diversas amigas artesãs uniram forças e criaram a AFA – Associação Fernandopolense de Artesãos, no qual ela foi eleita presidente. No mesmo ano, a associação foi selecionada para participar do Projeto Entre Rios, onde apenas dez cidades no Brasil foram beneficiadas com um projeto social que realizava oficinas de artesanato para mulheres. O projeto disponibilizava gratuitamente materiais e professoras que ensinavam técnicas de bordado livre.

Membros da Associação Fernandopolense de Artesãos. Fonte: Acervo Natalia Porto

Natalia descobria uma nova paixão. Em 2018, como coordenadora do Projeto Entre Rios em Fernandópolis foi convidada a participar do evento internacional do projeto em Brasília, representando as artesãs da cidade com os objetos produzidos pela associação.

“Participar do evento foi muito inspirador, obtive muito crescimento pessoal e profissional”, comenta Naty.

Com a pandemia, as atividades da associação foram suspensas e as feiras de artesanato deixaram de acontecer. Porém, um novo caminho na vida de Naty estava se iniciando, ao descobrir a gravidez e posterior desafios da maternidade, a artesã encontrou um novo nicho de atuação, o de produtos para mães e bebês criando a marca Naty for Baby.

O novo projeto vem se desenvolvendo buscando atender as necessidades que ela mesmo encontrou em seu dia a dia. Além da nova marca e a retomada as atividades da associação, Natalia ainda tem mais planos para o futuro, o de passar para frente o conhecimento que adquiriu e incentivar a busca pela independência profissional de outras mulheres.

Naty apresentando sua nova marca, a Naty for Baby! Fonte: Acervo Natalia Porto

Uma incrível trajetória que o amor pelo artesanato falou mais alto e hoje inspira outras pessoas a também seguirem seus sonhos!

Para conhecer melhor o trabalho de Naty, siga a artesã nas redes sociais @natyportoatelie.


Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Fernandópolis?
Como eventos, vagas de empego e boas notícias?
Então baixe nosso aplicativo e não perca nenhuma novidade!

Para baixar para Android clique aqui
Para baixar para IOS  clique aqui


Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Fernandópolis e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

4.7/5 - (4 votos)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui