“Não tenho tempo pra isso”… “Estou na correria hoje”… “Hoje não vou conseguir fazer aquilo”.

Essas frases estão muito presentes na nossa rotina, não é mesmo? Mas vou te fazer uma revelação…. e ela pode doer. Preparados?

Tudo isso é desculpa. Sim, apenas desculpa.
Perdão, mas avisei que ia doer.

Todas as pessoas têm a mesma quantidade de horas por dia e algumas delas conseguem realizar suas tarefas, enquanto outras não. Isso acontece porque essas pessoas sabem gerir seu tempo.

Da mesma forma, a falta de gestão do tempo pode gerar problemas maiores. Queda no faturamento, trabalhadores e clientes insatisfeitos e falha nos processos são algumas das situações mais indesejadas que podem acontecer.

Agora que você já sabe dessa revelação dolorosa, está na hora de mudar! Destacamos 7 dicas essenciais para você aproveitar melhor o seu tempo!

    1. Liste, priorize e salve em local seguro

Já se perdeu em uma lista de tarefas, se perguntando “o que eu tenho que fazer agora, mesmo?”. É nessas horas que você deve listar todas as suas tarefas – listar de verdade – e deixar tudo anotado em um lugar seguro. Pode parecer muito simples, mas faz toda a diferença!

A dica é: defina quais atividades têm maior prioridade, comece por elas e mantenha o foco. E o que surgir de atividade extra deve ser salvo em um local seguro para ser cumprido depois.

    2. Negocie tempo quando necessário

Aqui, não estamos falando só de negociar preços, apesar de ser bem interessante mas também prazos, ações e tudo o que for necessário.

Como resultado de tantas tarefas, é possível que algumas tenham prazos mais apertados, mas podem esperar um pouquinho para serem realizadas. Certamente esse é o caso de negociar.

    3. Delegue tarefas e faça o prioritário

Temos uma pequena revelação aqui também: você não precisa fazer tudo! E nem deve. Há algumas tarefas que outras pessoas podem fazer por você.

Isso te dá mais tempo para realizar outras tarefas que são mais importantes. Aqui, também está incluso a contratação de pessoas e serviços.

    4. Invista mais tempo em sua comunicação, eliminando as más interpretações

Sabe quando você delega uma tarefa e o resultado não é o esperado? Um dos motivos disso acontecer pode ser  a falha na comunicação. Ou seja, ao delegar tarefas, podem sugir dúvidas que não foram esclarecidas anteriormente. Esses probleminhas na comunicação são bem comuns e podem atrapalhar e muito a obtenção de resultados.

Ao invés de ficar corrigindo depois e perdendo tempo com isso, é mais vantajoso passar todas as informações ao delegar tarefas. Concorda?

    5. Elimine as distrações e interrupções

No mundo conectado que vivemos, é difícil não ficar atento às notificações, não é mesmo? Você trabalhando e o celular apitando o tempo todo. Grupo da família, clientes, fornecedores. Mas isso só irá te atrapalhar.

Na hora de colocar a mão na massa, é essencial que você desligue essas notificações. Uma simples atitude que te manterá mais concentrado e produzindo com mais qualidade.

     6. Tenha ferramentas que te auxiliem de acordo com o seu perfil

Se organizar não é uma tarefa fácil. Então por que não ter ferramentas que te ajudem? Por dispositivos digitais, papel e caneta, com avisos … uma infinidade de opções.

Pode parecer perda de tempo ser organizado, né? Mas já tentou achar alguma anotação que não sabia onde estava? Essa procura com certeza levou mais tempo.

Não se esqueça: encontre a ferramenta ideal para o seu perfil!

     7. Tome decisões com cuidado

No mundo dos negócios, sempre tem uma decisão a ser tomada. Cada decisão tem as suas consequências e o seu impacto, que podem interferir e muito na sua vida. Por isso, toda decisão merece muito cuidado!

Agora que você já conhece o caminho, o próximo passo é colocar em prática! Como foi ensinado, não perca mais tempo e comece agorinha mesmo! Já dizia Benjamin Franklin, tempo é dinheiro. 

Dica extra: Para entender melhor o gerenciamento do seu tempo e ter acesso a mais dicas exclusivas, assista ao webinário completo aqui!

Quem comanda o webinário é Rafael Somera, pós graduado em Marketing pela FGV, autor do livro “O homem que aprendeu a vender” e co-fundador da rede de franquias Solutudo.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui