Atualmente, para qualquer dúvida que as pessoas precisam saber, a solução geralmente acontece através de uma simples busca na internet. Seja para ver o horário de funcionamento de uma empresa, olhar o cardápio, procurar conteúdos sobre algum assunto ou matar uma curiosidade. E qual o site usado para isso? O queridinho Google. Não é a toa que é o site mais acessado do mundo, conforme o ranking Alexa.

Claro que a grande maioria das empresas desejam estar na primeira página do Google, afinal os primeiros links são os mais acessados.

“Mas como fazer isso? Como ranquear o meu site no Google?”

É o que vamos te ajudar hoje 🙂

O Google

Primeiramente, vamos entender como o Google funciona. Antes do ranqueamento, existem alguns passos importantes:

  • Rastreamento: o Google precisa, antes de tudo, rastrear o seu site. Ele rastreia sites com conteúdo em HTML. Já abre aquela tarefa para o seu desenvolvedor de sistemas!
  • Indexação: é estar no índice do Google. Para seu site ser indexado, é necessário que você use palavras-chave e tenha conteúdos relevantes (no caso de você ter um blog, por exemplo).
  • Ranqueamento: é a posição que seu site irá assumir na busca. Para isso, o melhor é usar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca) – recomendamos esse conteúdo da Rock Content.

Além disso, temos algumas dicas para você aplicar:

  • O Google procura por conteúdos que respondam aquilo que o usuário está procurando, para fornecer uma melhor experiência para ele. Por isso, é importante que o seu conteúdo tenha palavras-chave e seja o máximo possível completo para solucionar todas essas dúvidas.
  • Tamanho não importa! O importante é que o conteúdo seja completo e que facilite a busca de informações. Para isso você pode ser objetivo e responder tudo aquilo que considera importante., sem enrolações.
  • Seu site precisa ser responsivo, ou seja, ter uma versão ideal para mobile (celulares). Esse é um ponto extremamente importante para o ranqueamento.

Como alcançar o topo?

Para alcançar as primeiras posições, você pode começar pelas palavras-chave. São aquelas palavrinhas que o usuário joga no campo de busca. Para isso, você pode testar manualmente no Google ou usar uma ferramenta que traz mais informações sobre – sugerimos a Ubbersugest. Essa ferramenta maravilhosa te conta o volume de buscas e as dificuldades de ranqueamento, além de fornecer palavras-chave relacionadas para você pensar melhor a respeito.

Assim, recomendamos que você comece pelas mais fáceis de ranquear. Outra sugestão é usar palavras-chave que envolvam o seu segmento e a sua área de atuação, como cidade e bairro. Por exemplo, “academia Campinas” ou “academia centro Campinas” – temos uma dica importante sobre isso, que jajá vamos te contar, aguenta aí.

Mas antes, reforçando: responda tudo o que o seu usuário deseja. Se você quer colocar a sua empresa no Google, pense em todas as informações que podem ser procuradas: endereço, contato, horário de funcionamento, produtos, serviços, promoções, catálogo/planos …

Outro ponto é colocar imagens. Isso ajuda o cliente a reconhecer a sua empresa ou saber o tamanho de algum produto que está comprando. Também é importante usar imagens nos conteúdos, o Google adora. Além disso, numa busca por imagens, o seu site pode aparecer.

Dica de ouro: use o próprio Google ao seu favor

Sabe aquela dica que guardamos lá em cima? Chegou o momento. O Google tem uma ferramenta incrível que faz a sua empresa aparecer em destaque ao ser procurada.

É a ferramenta Google Meu Negócio. Com ela, além de colocar todas as informações da sua empresa e facilitar o acesso, você também pode colocar fotos, vídeos, gerir os comentários e ainda ter acesso a métricas importantes que te ajudarão a entender melhor os seus usuários e o seu negócio.  

Além disso, nosso site também facilita o ranqueamento da sua empresa no Google, devido aos nossos altos índices. Para saber mais, conheça melhor nossos serviços aqui.

Então, agora que você sabe os primeiros passos para ranquear o seu site no Google, não perca mais tempo e coloque tudo em prática!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui