Você também pode ouvir este conteúdo! 🎧

Você já deve ter ouvido falar por aí muita coisa sobre o glúten: que ele faz bem à saúde, que ele prejudica o nosso intestino, que existe a dieta do glúten, a dieta glúten free, a doença celíaca… Enfim, já deu pra perceber que este é um tema bastante discutido na atualidade, né? Seja entre as pessoas que gostam ou que precisam cuidar da saúde por ter algum tipo de alergia alimentar, ou até mesmo entre aquelas que não sentem nada, mas que entram na “onda” do modismo alimentar.

Mas e você, o que pensa sobre isso? Você sabe, afinal, o que é o glúten?

glúten
(Foto: Reprodução)

Desvendando o glúten

O glúten é um tipo de proteína presente em alguns cereais, como o trigo, a aveia, cevada e o centeio. Ele ajuda os alimentos a manterem sua forma, garantindo maior flexibilidade e uma textura particular.

Se você possui algum tipo de alergia, sensibilidade ou intolerância, ele pode te causar inchaço, inflamação das paredes do intestino, desconforto abdominal e desarranjo intestinal. Mas, caso não tenha nenhum tipo de sensibilidade a ele, não há nenhum problema em consumí-lo.

Alguns alimentos como a tapioca, por exemplo, são boas fontes de carboidratos e que não contém glúten, e você pode incluir de maneira muito eficiente no seu dia a dia.

tapioca livre de glúten
Além de nutritiva, a tapioca é versátil e muito saborosa. 😋 (Foto: Reprodução)

100% livre

Vários outros alimentos como as farinhas de arroz, amêndoas, coco, mandioca, quinoaalfarroba, feijãoervilha e lentilha podem ser consumidas tranquilamente, pois não contêm a proteína.

Então, caso você não seja intolerante ao glúten, fique à vontade para escolher o alimento que mais gostar! A dica é sempre fazer uma alimentação variada, colorida e, acima de tudo, com qualidade, como sempre mostramos aqui na coluna. 🙂

Faça sua escolha! E muita saúde pra você. 😄💜


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui