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Agora que o tempo nos ofereceu uma pausa, sem trânsito, sem escolas, sem igreja, sem parques, sem bares, restaurantes ou lanchonetes, podemos refletir um pouco sobre como podemos nos alimentar de forma mais saudável

A função dos alimentos vai muito além de simplesmente nos manter saciados. Uma alimentação adequada e saudável garante uma boa nutrição e o funcionamento adequado de todo o corpo. Portanto, ela influencia e muito na nossa saúde. 

O cenário atual demanda um cuidado redobrado não só com a higiene, mas também com a alimentação, uma vez que estar com as condições nutricionais em dia, por meio do consumo adequado de alimentos saudáveis e água potável, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e para a manutenção e recuperação da saúde. 

(Foto: Reprodução)

Alimentação saudável é aliada na batalha!

Ao enfrentar uma pandemia, todo ser humano precisa estar com as defesas do seu organismo em dia, o que poderá contribuir e muito na recuperação de uma possível contaminação. 

Sabemos que há uma variedade de nutrientes que, em conjunto, favorecem o sistema de defesa do corpo (ou sistema imunológico): são as vitaminas A, C, D, E, e o mineral zinco. Além destes nutrientes, alimentos ricos em substâncias antioxidantesprebióticos também podem favorecer a imunidade e ajudar a prevenir doenças.  

Agora, você deve estar se perguntando como incluir estes nutrientes na alimentação, não é mesmo? ? Então listamos abaixo alguns desses nutrientes e suas respectivas fontes, a fim de você ver que eles podem fazer parte da sua alimentação de forma simples e prática! Vamos lá: 

  • Vitamina D: encontrada em peixes e ovos;
  • Vitamina E: encontrada em abacate, azeite de oliva extra virgem, castanhas, semente de girassol, semente de abóbora e ovos;
  • Vitamina A: encontrada em ovos, cenoura, batata doce, folhas de brócolis, manga e couve;
  • Vitamina C: encontrada em goiaba, brócolis, frutas cítricas, frutas vermelhas, talos da couve, salsa, acerola e kiwi;
  • Zinco: encontrado em sementes, castanhas, amêndoas, cereais integrais e casca da tangerina;
  • Ômega-3: encontrado em peixes, castanhas, amêndoas, nozes e sementes de linhaça e chia;
  • Substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias: encontradas em frutas, verduras, legumes e sementes;
  • Prebióticos: alho, cebola, farinha de banana verde, batata doce e batata yacon;
  • Fibras: encontradas em cereais integrais, frutas, verduras, legumes, sementes.  

Agora que você já conhece suas fontes, basta montar um prato colorido e variado com alguns desses alimentos e dar uma dose a mais de saúde ao seu organismo!

E lembre-se: alimentação equilibrada e estilo de vida saudável são seus melhores aliados. ?


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