Basta caminhar pelas ruas de qualquer cidade brasileira para ver que as bitucas de cigarro se transformaram em uma espécie de “praga urbana”. Aparentemente inofensiva, se comparada com outros tipos de lixo, o estrago que ela pode causar é muito maior do que a maioria das pessoas imagina.

Para se ter uma ideia, o tempo de decomposição de uma bituca de cigarro descartada incorretamente pode chegar a até cinco anos, principalmente se for jogada no asfalto. Sem contar o fato de que ela contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, o que prejudica o solo, contamina rios e córregos.

Segundo dados do COMUTUR (Conselho Municipal de Turismo), aproximadamente 130 mil bitucas de cigarro são jogadas nas ruas de Botucatu diariamente. Número alarmante se considerarmos a atual população do município, de pouco menos de 150 mil pessoas.

Preocupados com essa situação, os voluntários que integram o projeto Cuesta Limpa, decidiram dedicar atenção especial ao tema. Neste ano já realizaram ações de coleta de bitucas descartadas irregularmente em ambientes públicos e buscam conscientizar sobre a poluição gerada por esse resíduo deixado no ambiente por fumantes.

ARTE E CONSCIENTIZAÇÃO

E mais recentemente esse movimento ganhou um importante reforço. A artesã Silvia Dionísio, que também participa das ações do Cuesta Limpa, vem usando seu talento em favor da causa. Ela confecciona os chamados “Papa Bitucas”, recipientes para o descarte adequado de restos de cigarro.

Peças trazem informações sobre os males do descarte irregular de bitucas
Foto: arquivo pessoal

As peças em madeira reforçada, pintadas em amarelo, trazem frases com informações importantes sobre o impacto que as bitucas provocam no meio ambiente. A relevância do tema combinado à delicadeza das peças tem motivado um número cada vez maior de comerciantes a utilizarem os Papa Bitucas em seus estabelecimentos.

Essa parceria com o COMUTUR e o Cuesta Limpa tem sido bem bacana. Muita gente está aderindo à ideia e as encomendas tem crescido. Essa foi a forma que encontrei de fazer minha parte contribuindo para que nossa cidade fique mais limpa”, afirma Silvia, profissional reconhecida na região pelo trabalho de sinalização de trilhas e de cidades que incluem Botucatu, Anhembi e São Manuel.

Os interessados em encomendar os Papa Bitucas devem entrar em contato pelo telefone (14) 99708-5823. O prazo médio de entrega é de uma semana. O preço unitário é de R$ 200,00. Há opção da peça com o vaso acoplado ao preço de R$ 250,00.

Comércio começa a aderir ao uso dos Papa Bitucas
Foto: arquivo pessoal
A artesã Silvia Dionisio e suas criações
Foto: arquivo pessoal

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Botucatu e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui