Um novo livro infantil está chamando a atenção de toda Botucatu e região! Com o título de “Dona Cida”, a autora e ilustradora Bárbara Ipê retrata a vida e os ensinamentos de uma mulher que ama a natureza e vive no ambiente rural da cidade. 🌳👩📚

O início

Bárbara trabalhou por cinco anos na equipe administrativa da Escola Aitiara, durante esse período, nos horários livres ia até a área do ensino fundamental 1, onde trabalha Dona Cida.

“Durante esses encontros ela me contava sobre a vida dela no campo, seus conhecimentos sobre o cultivo, culinária e a medicina das plantas.”

Uma mulher querida

Ficando encantada com os relatos, outra coisa que chamou a atenção de Bárbara foi o respeito e carinho que as crianças da escola tem por Dona Cida, sendo lembrada tanto pela relação de afeto quanto por toda sua sabedoria.

“Ela trabalha nesta escola há mais de trinta anos e essa referência está presente em várias gerações de alunos.”

Com a ideia de partilhar os relatos de Dona Cida, Bárbara quis muito também dar imagens a isso e ilustrar! Passou a observar e pesquisar sobre a flore regional, as cores de cada época, as belezas, e, principalmente, a poesia presente na natureza.

Produção

Após arquivar todo o material encontrado, juntou uma equipe para produzir um livro infantil, mas no processo de produção algumas mudanças de planos foram feitas.

“No início a intenção era para ser uma homenagem à esta senhora que me inspirou. Mas, depois de reflexões em equipe, trouxemos à tona as memórias de outras referências de sabedoria e vivência com o campo e com as plantas que permearam nossas vidas.”

Foi aí então que surgiu a ideia do livro Dona Cida ser uma janela para as crianças conhecerem melhor sobre as vivências, além de saberem mais sobre os campos e biomas da nossa região.

Se interessou pelo livro? Então você não pode perder as datas de lançamento dele! Serão dois formatos: online e presencial. Vale saber que este é o livro de estreia da escritora e está sendo viabilizado pelo PROAC. Agora vamos conferir as datas?

Programação

Fotos e ilustrações: Bárbara Ipê

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui