Já diria o ditado: Filho de peixe, peixinho é. Hou Xuan nasceu em Beijing na China, mas passou toda sua infância em Botucatu, ajudando seu pai, Hou Qi Cheng. Ambos trabalhavam todos os dias no estabelecimento da família – o Restaurante China, que fica ali na Avenida Dom Lúcio, aberto em 1991.

Hou Qi Cheng, graduou-se em Gastronomia em Beijing, China, e imigrou para Brasil na década de 80, onde passou todas as receitas e segredos da culinária chinesa ao seu filho.

Xuan até tentou escapar da cozinha. Formou-se em Engenharia Química e trabalhou por 12 anos na Gerdau – como engenheiro metalúrgico. Mas não deu. A cozinha esta mesmo no seu sangue. Vestiu o dólmã, aceitou todos os ensinamentos de seu pai e em 2017 abriu o Hou Culinária Chinesa.

“Junto com a minha esposa, comecei a estudar a possibilidade de abrir um restaurante em São Paulo. E como meu pai estava envelhecendo, era a oportunidade de não deixar os ensinamentos dele irem embora.

Chef Hou Xuan passou sua infância em Botucatu, e sempre volta para rever amigos e familiares.
Foto: Instagram

Para a surpresa do casal, após 6 meses de abertura, Hou foi premiado como o melhor restaurante Chinês de São Paulo, segundo a Comer e Beber da Revista Veja.

Momento que o casal Hou Xuan e Carina Park receberam o prêmio.
Foto: Facebook
https://www.instagram.com/p/B37qnG_A17f/

Tradição e Modernidade

O restaurante foi aberto no bairro Santana de São Paulo e um dos principais diferenciais é a arquitetura do local. Com características contemporâneas, mas sem esquecer as tradições, o trabalho é assinado pelo arquiteto Naoki Otake premiado em vários projetos.

Se você estiver passeando em São Paulo e decidir conhecer o Hou, ele fica localizado na Rua Capitão Manuel Novaes, 203, no bairro de Santana.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Botucatu e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui