Nesta semana chegamos à quarta publicação da série “Botucatu antes e agora”, que compara imagens antigas e atuais e revela as modificações que ocorreram em prédios e lugares conhecidos da cidade. faz um tour por mais cinco pontos da cidade.

Desta vez fizemos um passeio por mais cinco pontos conhecidos. Os mais antigos terão a chance de recordar e os mais jovens de conhecer lugares que fizeram história como a Casa de Saúde Sul Paulista, a Lanchonete Cinderela, a sede social do Botucatu Tênis Clube e as modificações ocorridas em outros endereços como a Avenida Floriano Peixoto.

Sempre destacamos a importância do trabalho de preservação dessa memória urbana realizado por entidades culturais, historiadores, amantes da fotografia ou pessoas comuns, que nos permite viajar no tempo e fazer essas comparações. Um delicioso exercício que revela como a cidade mudou. Confira!

CASA DE SAÚDE SUL PAULISTA ANTIGA
ESPAÇO SAÚDE CECÍLIA MAGALDI ATUAL
Foto: Carlos Pessoa

CASA DE SAÚDE SUL PAULISTA

A Avenida Santana sempre foi uma via importante em Botucatu. Lá, em 25 de novembro de 1928, Pedro Delmanto, imigrante italiano e empreendedor de sucesso, inaugurou a Casa de Saúde Sul Paulista, hospital construído para atender a forte colônia italiana de Botucatu. Ao longo do tempo, o prédio ganhou outras finalidades, sempre ligadas à área médica. Hoje, o local abriga o Espaço Saúde Cecília Magaldi.

LANCHONETE CINDERELA ANTIGA
RUA DO COMÉRCIO DE BOTUCATU ATUAL
Foto: Carlos Pessoa

LANCHONETE CINDERELA

Nos tempos em que o “footing” na região da Rua Amando de Barros era programa obrigatório para a juventude, a Lanchonete Cinderela reinou como um dos principais pontos de encontro dos jovens dos anos 1960 e 1970, em Botucatu. A foto antiga mostra o bate-papo descontraído na porta do estabelecimento que ficou marcado na memória de muitos botucatuenses. A Cinderela fechou as portas e o prédio depois teve diversas destinações, sempre voltadas ao comércio.

SEDE SOCIAL DO BOTUCATU TÊNIS CLUBE ANTIGA
INSTITUTO PRESBITERIANO DE EDUCAÇÃO
Foto: Carlos Pessoa

SEDE SOCIAL DO BOTUCATU TÊNIS CLUBE

Por décadas, o salão social do Botucatu Tênis Clube foi o endereço de grandes eventos que reunia não apenas os associados dessa prestigiosa entidade sócio-esportiva, como de toda a cidade. Bailes, formaturas, desfiles, noites carnavalescas, shows memoráveis foram realizados ali. Hoje, o prédio abriga classes do Instituto Presbiteriano de Educação.

CRUZAMENTO DA AV. FLORIANO PEIXOTO COM DJALMA DUTRA ANTIGA
CRUZAMENTO DA AV. FLORIANO PEIXOTO COM DJALMA DUTRA ATUAL
Foto: Carlos Pessoa

CRUZAMENTO DA AV. FLORIANO PEIXOTO COM DJALMA DUTRA

Um dos cruzamentos mais movimentados da cidade passou por grandes transformações ao longo do tempo. Foi nessa região que a cidade nasceu e depois veio a se desenvolver. O casarão assobradado da esquina deu lugar a um posto de combustíveis.

AVENIDA FLORIANO PEIXOTO ANTIGA
AVENIDA FLORIANO PEIXOTO ATUAL
Foto: Carlos Pessoa

AVENIDA FLORIANO PEIXOTO

A Avenida Floriano Peixoto foi aberta em consequência da chegada da estrada de ferro a Botucatu, em 1889. Até essa data havia apenas uma estrada, com início no Largo da Matriz (atual Praça Coronel Moura), que levava a São Manuel, com apenas algumas casas à sua margem. No começo foi chamada de Rua da Estação. Ao longo do tempo tornou-se um importante corredor comercial e de serviços. Além disso, pode ser considerada a principal via de ligação entre as regiões norte e central. Na comparação uma foto dos anos 80 e outra atual, do cruzamento com a Rua Newton Prado.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Botucatu e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui