Geralmente, ninguém tem medo de besouros por serem inofensivos. Mas olha que interessante: em 2018 duas pessoas foram picadas pelo besouro-escorpião, única espécie de besouro peçonhento no mundo. Uma delas foi aqui em Botucatu e outra em Boituva. A espécie já era conhecida, mas existia apenas no Peru (seria um sinal a respeito da lenda do Caminho do Peabiru?)

Brincadeiras a parte, a Solutudo conversou com o zoólogo Antonio Sforcin Amaral, pesquisador do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu que nos tirou algumas dúvidas referente ao inseto.

O veneno do besouro-escorpião mata?

“A picada não é letal, mas causa uma dor bem aguda no local, vermelhidão e coceira. O curioso desse animal é que ele pica pelas antenas, que tem um ferrão na extremidade, parecido com o ferrão dos escorpiões, mas um em cada antena.”

O nome científico do Besouro-escorpião é Onychocerus albitarsis
Fotos: Antonio Sforcin Amaral

As pessoas picadas relataram uma dor intensa no momento da picada, mas manifestaram quadros diferentes: o homem teve uma reação alérgica que durou cerca de 1 hora, e na mulher durou 48h a reação mais intensa, persistindo por 1 semana. O que indica que o envenenamento não é grave e não oferece risco de morte.

A pesquisa, que discute a questão médica em relação aos casos, começou em março de 2018 e foi encerrada em novembro do mesmo ano. Ela apontou que a composição da toxina do besouro age de forma diferente em cada pessoa, variando de acordo com a sensibilidade.

A existência de um besouro peçonhento é surpreendente pois não há conhecimento de outro besouro capaz de injetar toxinas. Ficam as questões para entender o desenvolvimento do veneno na ponta das antenas e como essa espécie chegou até Botucatu.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Botucatu e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: bianca.camargo@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui