A chegada em Botucatu do médico baiano Dr. Antonio José da Costa Leite, em 1886, pode ser considerado o ponto de partida para a construção da rica história da Medicina em nossa cidade. Durante mais de 60 anos, ele fez da Medicina um sacerdócio.

Fundador da Misericórdia Botucatuense, tornou-se figura lendária na região onde, por muitos anos, foi o único médico a fazer clínica médica-cirúrgica. Pai dos pobres, morreu pobre. Para se ter uma ideia, a casa onde morava (único bem imóvel que possuía) foi-lhe dada pelo povo.

A devoção de Costa Leite ao trabalho de curar e amenizar a dor das pessoas talvez seja o fio condutor para que Botucatu viesse a se transformar, ao longo de sua história, em um centro médico de excelência, referência para o Estado de São Paulo e para o Brasil.

E essa marca se consolidou com a inestimável colaboração de uma entidade de classe que neste dia 28 de agosto completa 70 anos de existência: a regional da Associação Paulista de Medicina (APM). Sua criação, em 1949, já demonstrava a relevância da participação da classe médica no desenvolvimento de nossa cidade.

Hoje, a APM Botucatu reúne em torno de 350 associados. A comemoração dos 70 anos acontecerá em sua sede (Rua João Passos, 326), na próxima sexta-feira, 30 de agosto, a partir das 20 horas, reunindo autoridades e associados. A Dra. Irene Pinto Silva Masci, delegada da atual diretoria, falará sobre a trajetória da entidade e sua atuação ao longo dessas sete décadas.

Para o atual presidente, Dr. Roberto Vaz Piesco, estar à frente da diretoria em um momento tão marcante é motivo de orgulho e satisfação. “Por se tratar de uma entidade tão importante e respeitada, que atua na defesa dos interesses da classe médica e trabalha pelo bem estar de seus associados”.

Roberto Vaz Piesco é o atual presidente da APM Botucatu
Foto: divulgação

O dirigente destaca as parceiras e ações sociais com diversas entidades assistenciais que inserem a APM Botucatu no cotidiano da cidade. “A associação tem um lado assistencial muito forte, inclusive de apoio à médicos e familiares que enfrentam algum tipo de dificuldade. Além disso, nossos associados podem desfrutar de atividades nas áreas cultural e científica que trazem benefícios para o exercício da profissão. Em nome da nossa diretoria, agradecemos a todos que ajudaram a construir essa bela história”, afirma Piesco.

Diretoria APM Botucatu (2017-2020)

Presidente – Roberto Vaz Piesco

Vice-Presidente – Omar Abujamra Jr.

1º Secretário – Rodrigo Senapeschi Garita

2º Secretário – Marcos Luiz Garita

Diretora Científica – Elaine Gagete Miranda

Diretor de Defesa Profissional – Fernando da Rocha Câmara

Diretor Sociocultural – Benedito Carlos da Silva Miranda

1º Tesoureiro – Maria de Fatima Viaro

2º Tesoureiro – Augusto Cezar Montelli

Conselho Fiscal (titulares)

Alexandre George Heimbeck / Eduardo Modenese / Luiz Antonio Correa

Conselho Fiscal (suplentes)

Cristina Aparecida da R. Mattos / José Antônio Mendes de Marchi / Yoshio Kiy

Delegados junto à APM Estadual

Alexandre Cesar Taborda / Irene Pinto Silva Masci


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Botucatu e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui