Esse conteúdo é um oferecimento da Univem, instituição que apoia as boas notícias em Botucatu.

Junto com o Outono, o mês de março nos trouxe uma realidade que todos já conhecem. O impacto da pandemia atingiu a maioria dos setores e classes, entre elas a dos artistas. Casas de Shows, Teatros, Cinemas…com tudo fechado, de onde tantos profissionais tirariam algum sustento?

Em Botucatu, o cenário adverso resultou em uma linda união dos artistas. Rapidamente, um grupo de profissionais ligado à cultura criou o movimento #EUCUIDODACULTURA.

A voz do grupo atingiu o poder público e, depois de algumas reuniões, o edital público “Olhar para Dentro”, foi remodelado e propôs contemplar 100 projetos culturais com uma verba de R$1.2000,00 cada.

Fernando Vasques, artista Botucatuense, foi um dos idealizadores da causa.

“Foram muitas plenárias, debates e enfrentamentos que o movimento #EuCuidoDaCultura conseguiu articular dando voz aos diversos segmentos artístico-culturais e pautando o poder público”.

Fernando Vasques, um dos organizadores do movimento, em ação no espetáculo Cia Beira Serra

Problema solucionado? Não! Com esta oportunidade em mãos, os artistas encontraram um segundo obstáculo: convencer as pessoas da necessidade de inscrever projetos.

“Um dos mais gratificantes resultados foi a rede solidária formada pelos artistas, arte-educadores, técnicos e produtores em comunhão e em contribuição mútua para que todos se inscrevessem no edital”, concluiu Fernando.

Artistas locais produziram um video-clipe para conscientizar a população sobre o edital

Foram quase três meses de muito debate e troca de ideias. E valeu a pena! A Secretaria de Cultura recebeu 259 inscrições de projetos, que vão desde oficinais de teatro até Mostras de Cinema.

O resultado dos projetos aprovados está previsto para o dia 02 de outubro.

Esse conteúdo é um oferecimento da Univem, instituição que apoia as boas notícias em Botucatu.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui