O projeto de extensão universitária “Passarinhando: Educação Ambiental e Conservação” realizou na última terça-feira (17), a III Passarinhada com alunos da EMEFI Hernani Donatto, localizada no Residencial Cedro.

Os estudantes tiveram a oportunidade de percorrer três trilhas – Nascente, Pasto e Urbana – fazendo observações e ajudando a catalogar as espécies de aves encontradas em cada uma delas. A região também abriga uma nascente do Córrego Pinheirinho.

Alunos têm o privilégio de contar com nascente próxima a escola
(Foto: Passarinhando)
Tucano foi uma das espécies encontradas nos passeios pelas trilhas
(Foto: Passarinhando)

Com base nas observações feitas ao ar livre, os alunos preencheram fichas com as informações de cada pássaro (nome científico, nome popular em português, nome popular em inglês e hábito alimentar) e fizeram desenhos. O trabalho usou como fonte de consulta o “Guia de Aves: Botucatu e São Manuel”, totalmente ilustrado com 342 espécies catalogadas, editado pelo projeto Passarinhando.

O projeto, desde 2016, divulga a biologia geral das aves por meio de atividades presenciais nas escolas de ensino básico e em outros espaços. É desenvolvido pelo Laboratório de Etologia do Instituto de Biociências (IB) e pelo CEMPAS (Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, unidades universitárias do campus da Unesp, em Botucatu. A iniciativa conta com parceria da Secretaria Municipal do Verde e do Instituto Floravida.

Em 2017, o Passarinhando organizou o processo que elegeu o bem-te-vi como ave-símbolo de Botucatu.

Livro editado pelo projeto Passarinhando auxiliou alunos durante o trabalho
(Foto: Passarinhando)
Alunos preencheram fichas e fizeram desenhos sobre as espécies de aves encontradas
(Foto: Passarinhando)


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Botucatu e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui