A dificuldade para agendar e realizar o exame de mamografia é o principal motivo para o baixo número de procedimentos realizados no Brasil. Um levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), em parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia, revela que, entre as 11,5 milhões de mamografias que deveriam ser feitas em 2017, apenas 2,7 milhões de fato foram realizadas (ou 24,1%).

Em Botucatu, a parceria entre o poder público e a iniciativa privada foi o caminhado encontrado para que o cenário fosse diferente. Os números apontam que a receita utilizada tem trazido bons resultados, a ponto de praticamente zerar a fila de espera por exames.

E a Secretaria Municipal de Saúde acaba de firmar contrato com o Centro de Doenças da Mama para realizar mais 4 mil mamografias, entre os meses de setembro e novembro. Desta maneira serão disponibilizados mais 70 exames por dia, ampliando o nível de atenção à saúde da mulher.

Outro diferencial importante é que em Botucatu a idade mínima para fazer o exame é de 40 anos, quando no restante do país é preciso ter 50 anos. A mulher que esteja interessada ou necessitando a realização de mamografia deve procurar o Centro de Doenças da Mama (Rua Doutor Costa Leite, 1190 – Centro) levando seu cartão do SUS, mesmo sem ter encaminhamento médico. O exame é gratuito.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Botucatu e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui