Amanhã é dia de eclipse solar e, para a nossa alegria, será possível observar o fenômeno parcialmente em nossa cidade!

E se você ficou interessado no evento e quer presenciar o eclipse, nós temos mais uma boa notícia! O Observatório Astronômico da Unesp de Bauru está organizando um evento especialmente dedicado à observação do fenômeno astronômico.

Ele irá ocorrer no estacionamento do supermercado Atacadão de Bauru a partir das 16h30 desta terça-feira, 2 de julho. O Observatório disponibilizará um telescópio especialmente projetado para observações do Sol.

O evento é gratuito, não é necessário agendamento e as observações dependem das condições atmosféricas.

+ Noroeste terá time de futebol feminino para disputar o Paulista
+ Festival de Inverno em Bauru celebra a chegada da estação

Ao anoitecer, outros telescópios serão apontados para Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, que esteve mais próximo da Terra há uns 15 dias. As atividades serão realizadas até às 21h30 e também celebrarão o internacionalmente reconhecido Dia do Asteroide (Asteroid Day).

O que é um eclipse solar

Um eclipse solar ocorre quando a Lua, em sua fase Nova, entra na frente do Sol, em relação a um observador na superfície do planeta Terra. No dia 2 de julho ela começará a tapar o Sol às 16 h 59 min 43.3 s e, aos poucos, a Lua vai obscurecendo cada vez mais o Sol, até ele se pôr no horizonte Oeste às 17h44. No Brasil, este eclipse será parcial, mas em alguns territórios da Argentina e do Chile este eclipse será total, ou seja, para aqueles observadores, o Sol ficará totalmente eclipsado pela Lua.

Serviço

Observação do Eclipse Solar Parcial do Observatório de Astronomia da Unesp
Data: 02/07, das 16h30 às 21h30 (observação do Eclipse e de Júpiter)
Local: Estacionamento do Supermercado Atacadão (Av. Nações Unidas 50-98)
Entrada gratuita, observações dependem das condições atmosféricas


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui