No último sábado (28) a nossa cidade recebeu pela terceira vez a ONG Ocean Conservancy Brasil para o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2019.

A ação foi realizada na Lagoa da Quinta da Bela Olinda na parte da manhã.

Dentre os participantes voluntários, cerca de 200 pessoas, estavam funcionários da Prefeitura, Apecatú, DAE, Escoteiros, Rotary Club, Lions Club, Maçonaria, FIB, FATEC, Fórum Pró-Batalha, RKBC Turismo, Samu, Policia Miliar e Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Exército Brasileiro.

O objetivo da iniciativa é promover a coleta do lixo dos rios para evitar que cheguem aos oceanos e é organizado pela ONG Ocean Conservancy e a FEMSA Coca-Cola.

Em 2019 apenas três cidades brasileiras foram escolhidas para participar e Bauru é uma delas. As outras são Curitiba e Maringá, ambas no Paraná.

O Programa

O evento Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias – International Coastal Cleanup (ICC) é um programa internacional de educação ambiental que mobiliza milhares de pessoas em todo o planeta, em mais de 100 países, nos meses de setembro a novembro, iniciado há mais de 30 anos.

O objetivo é a conscientização das pessoas sobre o lixo dos rios e mares. O material coletado em cada evento é registrado um por um em fichas oficiais, fotografado, pesado e enviado ao aterro sanitário da cidade. Depois, esses dados são mandados para o Centro de Conservação dos Oceanos (Ocean Conservancy) para análise estatística que será encaminhada para a ONU, responsável pela Comissão Intergovernamental Oceanográfica (IOC).

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
Imagem: Divulgação/Facebook Ocean Conservancy Brasil

São esses resultados mundiais que permitem à IOC convencer os países a assinarem o “Marpol Treaty”, um tratado internacional de controle de poluição marinha.

“Nosso objetivo é, além de retirar da natureza os resíduos produzidos pelo homem, conscientizar sobre um grande problema do mundo moderno: o lixo no mar e vias fluviais”, explica a coordenadora de estado da Ocean Conservancy, Katia Kalinowski.

Em 2014, data do evento anterior realizado em Bauru, os voluntários retiraram um pouco mais que duas toneladas de lixo durante as quatro horas de ação.

No último evento, este sábado (28), foram retirados 3,5 toneladas de lixo nas mesmas quatro horas. Foram recolhidos, principalmente, garrafas de vidro e sacolas de plástico. Além disso, sofá e colchões também foram retirados da lagoa.

Somando todo lixo coletado desde que o evento começou a acontecer em Bauru, já foram removidos dos rios e lagoas da cidade quase 13 toneladas.

?Hoje, Bauru recebeu, pela terceira vez, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2019, organizado pela ONG Ocean Conservancy Brasil na Lagoa Quinta da Bela Olinda ??

Posted by Prefeitura de Bauru on Saturday, September 28, 2019
Vídeo divulgado pela Prefeitura de Bauru sobre o evento do último sábado (28)

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail sugestao.pauta@solutudo.com.br ou pelo nosso WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui