Luciane Rosa é uma advogada barrabonitense. Poderia ser mais uma entre as milhares de mulheres na cidade que trabalham como autônomas e gerenciam a própria vida, equilibrando os pratos da vida pessoal e profissional, as obrigações de casa e lidando com a cobrança social – o que já é digno de admiração.

Poderia, mas decidiu ser ainda mais. Luciane foi Mulher Destaque 2020, título que veio em agradecimento por suas atividades no hoje Instituto Mulheres Fantásticas.

Vem com a gente conhecer sua história e a fundação desse lindo projeto.

Uma por todas

Nós conversamos com a Luciane para conhecer o Instituto Mulheres Fantásticas mais de perto, e descobrimos que ela, por si só, faz jus ao nome do projeto.

Luciane nos contou que sua maior inspiração é sua mãe. “Minha mãe, lá na década de 1980, já entendia o poder da sororidade. Ela abrigava em sua casa meninas que eram expulsas de casa, por ‘não se comportarem de acordo com o que a sociedade pressupõe’. Ela carregava em si a responsabilidade o máximo de mulheres que podia”, contou.

Em 2019, Luciane começou a sentir uma inquietação a respeito do seu papel na sociedade, e começou a puxar o assunto com amigas. Em julho, criaram um grupo no WhatsApp para debaterem ações que poderiam realizar e, assim, nasceu o grupo de 15 mulheres que hoje lideram a iniciativa.

Luciane Rosa com sua mãe Ana Rosa, e suas irmãs Lucimara Rosa e Neusa Rosa.

Todas por todas

Começou como Grupo Mulheres Fantástica, passou para Projeto Mulheres Fantásticas e hoje evoluiu para Instituto Mulheres Fantásticas, formalizado com CPNJ e estatuto próprio.

A primeira ação do projeto foi o Dia de Transformação. Pensado para mulheres que se encontram em vulnerabilidade social e não possuem condições de “se cuidar”, o dia de beleza nasceu para reviver a auto estima destas mulheres.

O sucesso foi tamanho, que muito mais edições vieram, cada vez maiores e atendendo mais e mais mulheres. Em maio de 2020, o “Dia Fantástico” contou acom presença de autoridades, TV TEM e muitas mulheres barrabonitenses. Foi um grande mutirão social, com mais de 200 voluntários. Diversos serviços para as mulheres foram oferecidos, além de palco onde aconteceu um lindo culto ecumênico, e ainda shows de bandas e sorteios.

Grupo conta hoje com advogada, assistente social, dentista, psicóloga e muitas outras especialidades que se tornaram uma rede de apoio para as mulheres da comunidade.

Diretoria do Instituto Mulheres Fantásticas. Em pé: Valéria Colavite; Daniele Santoro, Luciane Rosa; Neusa Rosa; Renata Bueno dos Santos e Graziele Bola. Sentadas: Lúcia Pereira; Sonia Oliveira; Josineide Calandrin; Sandra Silva e Carina Monge.

Principais ações

Além do “Dia de Transformação”, o instituto também realiza campanhas, como do outubro rosa, violência contra mulher, assédio e outras causas, além de rodas de debate e palestras.

Com a pandemia as ações presenciais em massa tiveram que ser pausadas, mas as ações foram fortificadas. Lives solidárias, arrecadação e distribuição de alimentos estão sendo feitas, com mais de 200 famílias assistidas.

Missão, visão, valores

Lemas que saem do papel e estão intrínsecos em todas as ações do grupo.

Missão: juntas somos melhores; ampliar rede de apoio feminino; fortalecer a cultura de irmandade e sororidade entre as mulheres; promover diálogo; ajudar mulheres para que sejam protagonistas da própria história.

Visão: através da missão, ser um espaço de referência para mulheres.

Valores: respeito, dignidade, tolerância, confiança, equidade, transparência.

“A mulher feliz torna a casa feliz, o trabalho feliz, filhos felizes. Acreditamos que a mulher é o termômetro da sociedade, e precisa ser valorizada para atingir a todos.”

Como ajudar

Apesar de tanto trabalho já realizado, o Instituto ainda não possui um local físico. Este é o grande objetivo para 2022, com o intuito de disponibilizar o espaço para que as mulheres voluntárias do Instituto possam atender o público-alvo com conforto e dignidade.

Você pode ajudar com doação em dinheiro, pelo pix do Instituto Mulheres Fantásticas: (14) 99894-3141


Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Barra Bonita? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Quer sugerir uma pauta? Envie para o nosso WhatsApp.

Avalie este conteúdo

1 COMENTÁRIO

  1. Por um mundo onde as mulheres não precisem lutar por direitos básicos, tais como a VIDA e a LIBERDADE. #mulheresunidas #juntassomosmelhores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui