Alex Maktub é um barrabonitense apaixonado por livros, mas nem sempre foi assim. A primeira curiosidade que o escritor nos contou durante a entrevista, foi sobre como esse universo entrou em sua vida.
“Na formatura do primário todas as crianças ganharam um presente da escola, e eu fiquei ansioso – como toda criança – para saber o que era. Criei expectativa e, quando abri, veio a decepção…era um livro. Quando cheguei em casa, coloquei fogo no livro. Sim, coloquei fogo! Mas esse choque foi um gatilho para despertar minha curiosidade sobre os livros, que se desenvolveu logo depois”, contou.
Em 2009 o escritor, aos 20 anos de idade, teve seu primeiro texto selecionado em um concurso. Depois disso, não parou mais. Seu primeiro livro foi publicado em 2010, um romance intitulado Eloana Gabriela.
Depois de se formar em Pedagogia, passou a lecionar Língua Portuguesa em escolas públicas e, hoje, também dá aula de espanhol. E ao entrar no mundo da educação, enxergou um propósito que uniria suas duas paixões: escrever e ensinar.
Memórias de Ex-tudante
Seus primeiros livros foram publicados com o apoio de seus pais. “O primeiro passo é sempre o mais difícil, o processo burocrático para publicar um livro é muito difícil e, quando você ainda não é conhecido, raramente consegue publicar sem investir em si mesmo”, explicou Maktub.
Mas já com uma pequena bagagem nas costas, seu terceiro livro foi publicado com o patrocínio do também escritor Sérgio Grigoletto (✝2016). E ele foi intitulado Memórias de Ex-tudante.
Nesse livro, Alex fala sobre sua vida de estudante na escola pública em que estudou, a Escola Estadual Laurindo Battaiola Cene, que fica no Jardim Vista Alegre.
No ano em que foi publicado, 2015, uma feliz coincidência aconteceu: Alex passou a dar aula nessa mesma escola, e assim pôde usar o livro como inspiração para seus alunos.
“Imagine só você estudar numa escola onde seu professor também estudou, e ainda escreveu sobre ela, e hoje além de professor também é autor… isso mostra que é possível, sim, prosperar apesar das adversidades do ensino público”, contou Alex.
A literatura cura!
Alex nos contou que sua missão é “nadar contra a maré, junto a seus alunos, e lutar por uma educação pública de qualidade”. Para isso, neste ano de 2022, na escola em que dá aula em Pederneiras, Maktub lidera uma matéria eletiva em que ajudará os alunos a escreverem a própria Antologia!
Outro projeto muito lindo que Maktub faz parte é o LiteraCura, idealizado pela jornalista Janaína Cescato, que promove doações de cestas básicas, brinquedos e livros para famílias em vulnerabilidade social. Para ajudar o projeto, basta entrar em contato com o Alex por aqui.
Todas publicações
Até o momento em que esta matéria foi publicada, Alex Maktub conta com 5 publicações impressas de suas criações literárias.
– Eloana Gabriela (romance) 2010
– Reflexões d’alma (romance) 2011
– Memórias de Ex- tudante (romance) 2015
– Revivendo um amor (crônicas) 2020
– Fora da lei (novela) 2021
Gostou dessa história inspiradora?
Então siga a Solutudo Barra Bonita nas redes sociais para não perder as boas notícias!