Barra Bonita tem muita história. Sua localização privilegiada fez com que os bandeirantes explorassem as terras enquanto desciam o Rio Tietê em direção ao Oeste. Em 2014, foi eleita uma das 10 melhores cidades para se viver do Estado de São Paulo.
Vem com a gente conhecer um pouco de sua história através de fotos antigas e nostálgicas.

Nasce uma cidade

Primeiro prédio da cidade, na Rua Primeiro de Março

Apesar de nossas terras já receberem viajantes muito antes, foi somente por volta de 1883 que Barra Bonita nasceu. Foi quando o Coronel José de Salles Leme desmatou suas terras para o cultivo de café e criação de gado, atraindo um grande número de imigrantes italianos para o trabalho nas lavouras e com os animais.
O que marcou seu nascimento foi o primeiro prédio da cidade (foto), na Rua Primeiro de Março na esquina com a Salvador de Toledo. Não por acaso, o local era uma casa comercial que Salles Leme em sociedade com Salvador de Toledo Pizza e Ezequiel Otero. O povoado começou a crescer no entorno do local.

Rua Prudente de Moraes

No começo do século 20 já se enxergava uma cidade. Com o avanço da Rua Primeiro de Março e sua forçada parada de frente a uma mata fechada, nasceu a Rua Prudente de Moraes, fazendo a cidade “crescer” para a lateral do centro comercial.

Ponte Campos Salles

Quando ainda era distrito de Jaú e se chamava Distrito de Paz de Barra Bonita, a vontade de expandir para o outro lado do rio fez nascer a ideia da implantação de uma ponte. A balsa que fazia o transporte das pessoas que trabalhavam na outra margem era tão grande que já não davam mais conta da demanda.
Foi em 1911 que foi publicada oficialmente aa Concorrência Pública para a “construção de uma ponte metálica no Rio Tietê. A empresa alemã Maschien Frabil Angsburg Nurnberg venceu a concorrência e fez sua instalação através da sua representante no Brasil, a Bromberg Hacker & Company.
A Inauguração acontecem em 5 de março de 1915.

Ponte Campos Salles

A Ponte Campos Salles tinha uma tecnologia avançada para a época em que duas vigas levadiças “abriam a ponte” e permitiam a passagem de embarcações quando houvesse cheias do rio.

A Igreja Matriz de São José

A Igreja Matriz de São José foi fundada em 19 de março de 1922, devido ao grande número de fiéis devotos ao Santo. Já havia uma pequena capela de São José na cidade, que não comportou a crescente da cidade.

Estação Ferroviária de Barra Bonita

Em 15 de agosto de 1929, acontecia a inauguração da estrada de ferro de Barra Bonita. Sim, já tivemos uma ferrovia, e ela passava bem no centro da cidade. A estação ficava onde hoje temos o Museu Municipal.

Usina da Barra

Depois de algumas transações de terras e novos limites territoriais entre as cidades que fazem o entorno de Barra Bonita, A Usina Costa Pinto passou a fazer parte do Grupo Ometto. Pedro Ometto designou seu filho, Orlando Ometto, a tocar a logo “Usina da Barra S/A Açúcar e Álcool”, que pouco tempo depois se tornou a maior produtora do mundo.

Construção da Usina Hidroelétrica

A Usina Hidroelétrica de Barra Bonita iniciou suas obras em 25 de janeiro de 1957, e foi inaugurada em 25 de janeiro de 1963.

Abaixo, mais fotos para matarmos a curiosidade de como Barra Bonita era no passado.

Piscina Municipal
Avenida Pedro Ometto
Hospital e Maternidade São José
Estádio Municipal Vicente Zenaro Manin

Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Barra Bonita? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

Quer sugerir uma pauta? Envie para o nosso WhatsApp.

5/5 - (1 voto)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui