Paulo, de 49 anos, está há 19 anos vendendo seus trabalhos em uma barraca no Largo São João em Avaré, que é cheia de peças lindíssimas. Ele aprendeu a arte do entalhe (que é a ação de criar peças de arte usando a madeira) pela necessidade. Embora, o sangue artístico já estivesse correndo em suas veias. O avô do artista trabalhava com couro e madeira. “No começo eu trabalhava fazendo pilão e vasos de flores, depois veio o entalhe” explica Paulo.

Carreira

O artesão relembra que no início da carreira foi um momento muito duro porque ele ainda não tinha os meios para produzir os trabalhos manuais “Não tinha peça, ferramentas, máquinas, experiência nem nome para ter clientela”, fala o artesão. Com o tempo, os clientes foram surgindo e o nome do Paulo foi ficando conhecido.

O artista tem muitas histórias em 20 anos de carreira, sendo uma delas a venda de algumas peças em nível nacional e internacional no evento do Quarto de Milha, quando acontecia a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) em Avaré. Já foram tantas obras feitas pelo artesão que ele já perdeu as contas, em todos esses anos.

Foto: Solutudo Avaré

Matéria prima

A arte do entalhe depende da madeira para a sua realização. Paulo conta que compra o material em uma madeireira local de Avaré e de restos de construções como forma de conscientização ambiental conseguindo reutilizar a madeira. A população que vende para ele faz por valores menores ou doam com tamanhos em torno de 30 centímetros a um metro.

Atualmente, a principal fonte de renda do artesão se dá através das encomendas e não pela venda de trabalhos já prontos e expostos na praça. As placas com diversas frases têm em torno de 15 centímetros com uma média de dois centímetros de largura. As peças do Paulo são belíssimas e são excelentes opções de presente!


Conta para nós, você já conhecia este artista local? Já comprou alguma peça dele?


Se você tiver alguma história bacana para indicar como esta, manda pra a gente pelo e-mail:[email protected]


Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui