Ao andar pela região central, a praça Rui Barbosa chama a atenção de quem passa por ali pela grande e rara construção do antigo museu abandonado no meio da cidade.

O prédio começou a ser construído em 1894 e inaugurado em 1896, pelo arquiteto francês Victor Dubugras. Com uma beleza exuberante o local é o edifício público mais antigo da cidade, além de ser caracterizado com arquitetura neogótica. A construção foi tombada em 1980 pelo Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado (Condephaat), em virtude da persistência da jornalista Anita Ferreira De Maria.

Foto: Solutudo – Avaré

O que já foi?

O prédio já foi de tudo um pouco, já foi o Fórum e a Cadeia Pública até 1955 que encerrou em 1969. Dando início a Delegacia de Ensino que saiu do espaço em meados dos anos 90 por falta de conservação. Em 2000, o imóvel teve permissão de uso pela prefeitura por 20 anos. Nessa época, a construção mudou de nome e passou a se chamar “Edifício Paschoal Bocci”, popularmente “Memorial de Avaré” em homenagem ao memorialista avareense.

Fórum e Cadeia 1933 Foto: Reprodução – Avaré Memorável

Já em 2005, o prédio passou por um início de reforma sem a consulta do Condephaat, que culminou em uma ação judicial devido as alterações feitas no imóvel. De 2005 a 2015, o espaço virou o acervo do Museu Anita Ferreira De Maria. Porém, como a situação do prédio se agravou e começou a apresentar risco, o museu retornou para o Centro Avareense de Integração Cultural (CAIC), onde está até hoje.

Desde 2015, o prédio está fechado com risco de desabamento, tendo diversas trincadas e infiltrações. O elegante prédio da Praça Rui Barbosa chama a atenção por sua beleza, mesmo em meio a pichações e janelas quebradas. O ar de mistério do antigo museu paira no ar, contrastando com a modernidade dos estabelecimentos ao seu arredor.

Fontes: Jornal A Bigorna e A Voz do Vale


E aí, gostou do conteúdo? Conta pra a gente nos comentários!


Se você tiver alguma história bacana de Avaré, manda para a gente pelo e-mail: [email protected]


5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui