Algumas situações mudam a nossa vida por completo, de uma maneira que não poderíamos imaginar, trabalhos temporários que se tornam profissão, conhecidos que viram grandes amigos e hobbies que se transformam em uma missão de vida e fonte de renda principal. Cada um deles com seus caminhos tortos que são tão belos quanto uma reta simétrica.

Do  mundo corporativo para a arte, esta é a jornada da Izabela Santos, artista de Boituva que com suas obras transmite alegria e calmaria  para muitas pessoas. Natural de Avaré, ela se mudou para Boituva aos 16 anos, trabalhou por um ano no Grupo Petrópolis e após esse ano foi efetivada para trabalhar na parte de logística. Ao ser efetivada, começou a fazer sua faculdade de Biologia, ela pretendia ficar na empresa até finalizar o curso e depois trabalhar na área que estudou.

Nessa época, Iza já fazia arte como hobby, ela postava as artes no seu Instagram exclusivo para isso. Porém, não era para vender, sendo apenas para mostrar os seus projetos. 

Izabela Santos ao lado de uma de suas pinturas em seu ateliê – Foto: Matheus Bonates

Um dia uma amiga pediu um desenho para ela e falou que pagaria por ele. Neste momento, o melhor de todos os marketings foi feito o “boca boca”, fala para um, fala para outro até que ela tinha várias encomendas e nisso foi pegando um gosto maior pela a arte, estudando mais. Com o passar do tempo, a arte se tornou a segunda renda da Iza. Toda esta revolução aconteceu durante o lockdown. Sendo assim, por estar trabalhando em casa ela também conseguia mais tempo para suas artes.

O tempo passa e o trabalho presencial retorna para a rotina das pessoas. É aí que tudo muda.  A semente de um novo projeto é idealizada por ela. A ideia era sair de um emprego CLT para ir viver de arte, apenas com as pinturas. Iza relata que amava o trabalho dela, porém não sentia que aquilo era o seu propósito, ela queria fazer o que amava. A decisão foi tomada e em maio de 2021 ela saiu do seu emprego para uma nova fase em sua vida, baseada na arte. 

Mandala feita por Izabela Santos – Foto/Reprodução: Instagram izasantos.arte

Muita insegurança pairava sobre os pensamentos, parecia que o destino colocou pessoas de muita luz em sua vida. Duas semanas após sair do seu emprego, ela recebeu o convite para montar seu ateliê, no espaço do charmoso restaurante Pimenta Rosa localizado no centro da cidade. 

“A Andreia me fez o convite e eu senti uma coisa muito boa,
percebi que estava no caminho certo”, conta Iza.

Izabela Santos e uma de suas obras de arte – Foto/Reprodução: Instagram izasantos.arte

Dentre os maiores desafios enfrentados pela Iza, a desvalorização é um dos que mais desanimam. Muitas pessoas não entendem a arte, acreditam que é só um hobby, não conseguem enxergar como um trabalho. A questão financeira também é um grande desafio que caminha junto com a desvalorização. Muitas pessoas não entendem o valor da arte e do artista que emprega dias do seu tempo para finalizar uma obra. Mas, apesar de tudo, ela consegue ter uma frequência de pedidos na cidade de Boituva.

“Eu nunca deixo de acreditar. Às vezes, está meio apertado
e aparecem projetos do nada para fazer”, relata Iza


Para o futuro, Iza espera expandir sua arte, levar para mais lugares, apresentar para outras pessoas e ser reconhecida em todos os cantos do Brasil, seja fisicamente ou pelo Instagram, seu objetivo é iluminar o máximo de pessoas possíveis com as suas mandalas.

Os preços das artes da Iza são bem variados, dando a oportunidade de todos terem uma de suas obras. As artes começam com os chaveiros com diâmetro de 6cm até obras de 1m de diâmetro.

Iza é um exemplo para Boituva, não apenas de artista, mas também de empreendedora que estudou e seguiu seu sonho em busca de algo que não lhe trouxesse somente os ganhos financeiros, mas a satisfação pessoal em fazer o que ama.


Para conhecer a página da Iza no Instagram, clique aqui


Gostou do conteúdo? Nosso aplicativo está recheado de boas histórias de Boituva. Baixe agora mesmo e descubra um mundo de possibilidades!

Para baixar para Android clique aqui
Para baixar para IOS (Iphone) clique aqui


Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Boituva e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

SolutudoDeBom! Obrigado por ler, e confiar em nós. A nossa missão é ajudar você a conhecer melhor a cidade em que vive! 💜

Nos siga nas redes sociais.

Fale com o autor

5/5 - (3 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui